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Escolas municipais participam da apresentação do Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa em Fortaleza

 

  
 
Nos dias 27 e 28 de março, a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) da UFC apresenta o Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária a diretores e coordenadores da rede de ensino municipal de Fortaleza. O encontro contou com a participação de 100 integrantes de 100 escolas municipais de Fortaleza.
 
O grupo discutiu, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace – Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres), as possibilidades de implementar a nova prática pedagógica de acordo com as necessidades de cada escola. 
 
Criado pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), o plano incentiva a construção de uma rede para compartilhar experiências vivenciadas com aprendizagem cooperativa no ambiente escolar. Em 2017, mais de 60 escolas públicas cearenses, entre unidades estaduais e municipais, aderiram à proposta. Desde 2016, o programa prepara professores e  gestores de cinco escolas municipais de tempo integral para desenvolverem aulas e projetos com a metodologia, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza. Neste ano, o Prece e a SME pretendem expandir o número de unidades de ensino parceiras do Programa.
 
Como estratégia para preparar a unidade de ensino para a construção de ações pedagógicas que estimulem a cooperação e a solidariedade, o Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária propõe a vivência de uma jornada formativa. Quinzenalmente, professores e gestores participam de formação na UFC para discutir propostas de projetos e estratégias pedagógicas a serem vivenciadas nas escolas. No fim deste semestre, quem aderir ao plano participará de uma nova turma da jornada formativa.
 
O Prece impulsiona a parceria entre universitários, gestores, professores e estudantes da educação básica. Com os projetos oferecidos pelo programa, estudantes de licenciaturas e bacharelados da UFC vão às escolas auxiliar na construção de diferentes estratégias que promovam a parceria entre professor e aluno, a autonomia estudantil, a educação socioemocional, a aprendizagem cooperativa e a solidariedade.
 
  
 
 
 
 
(Com informações do Portal da UFC)