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ESCOLAS | Escola Cônego Francisco Pereira realiza ação da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

 

 

 

 
A Escola Municipal Cônego Francisco Pereira, no bairro Paupina, realizou, na última sexta-feira (16/03), ação  da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, do Ministério da Educação (MEC), que este ano traz o tema "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas".
 
A mobilização integra o projeto de reestruturação da Lagoa da Paupina, escolhido por estudantes do 6º ao 9º ano para ser apresentado na etapa escolar da Conferência. Durante a atividade, alunos e professores coletaram água para análise e realizaram limpeza das margens da Lagoa. A ação contou ainda com o apoio da Guarda Municipal e dos Bombeiros, que conduziram os participantes em segurança. 
 
Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino poderão participar da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, elaborando e indicando seus projetos. Caso sejam selecionados, eles poderão concorrer nas etapas municipal, estadual e nacional do evento.
 
 
V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)
 
É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.
 
A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.