Extranet

USUÁRIO:

Sair

 

SME orienta escolas e equipamentos educacionais sobre o Dia "D" contra o Aedes

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) orienta que em todas as quartas-feiras, dia instituído como o Dia “D” da Educação contra o Aedes aegypt desde 2017, todos os equipamentos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza devem realizar vistoria com o intuito de eliminar possíveis criadouros do mosquito. A iniciativa integra o conjunto de ações da SME no Comitê Permanente Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses, criado pela Prefeitura de Fortaleza.

A inspeção em cada unidade escolar e nas sedes da SME deve ser feita com base nas recomendações do check-list, documento elaborado com medidas de prevenção, como, por exemplo, vedar a caixa d’água, limpar caixas de ar-condicionado e preencher com areia pratos de vasos de plantas.

Após a vistoria, o cumprimento das ações deve ser submetido ao sistema on-line de acompanhamento "Foco no foco", por meio do link http://contraoaedes.sme.fortaleza.ce.gov.br, que também pode ser acessado através da Intranet da SME, clicando em "Sistemas" e, depois, em "Educação contra o Aedes".

O login e a senha de acesso devem ser gerados por meio de cadastro nos respectivos Distritos de Educação. A pessoa que ficará responsável pelo preenchimento do questionário semanal deve fornecer o e-mail institucional, CPF, data de nascimento e sexo. Após o cadastro, o próprio sistema enviará um link para o e-mail fornecido, permitindo o acesso ao check-list. Para aqueles que já estão cadastrados, fazendo uso do sistema, o login e a senha permanecem os mesmos.

O usuário deve preencher o questionário semanalmente, como dito anteriormente, clicando nos itens "sim ou não se aplica" ou "não" para as ações realizadas no ato da averiguação do espaço. É necessário preencher o item "Total de Focos encontrados nesta semana" para finalizar o questionário.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com o seu respectivo Distrito de Educação ou com a Célula de Assistência ao Educando da Coordenadoria de Gestão Escolar da SME (Eduardo 3459-7010/7012), ou ainda com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da SME (Jefferson 3459-5525).