Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Professor da Rede Municipal de Ensino integra Projeto Time de Autores da Associação Nova Escola

 

O professor Paulo César Rocha, da Escola Municipal Professor Clodoaldo Pinto (Distrito 3), é um dos mentores do projeto Time de Autores da Associação Nova Escola, fruto de parceria entre a Fundação Lemann e o Google. O educador foi selecionado por meio de um processo seletivo com cerca de 15 mil inscritos e é o único representante de Fortaleza.

O Time de Autores tem a missão de colocar professoras e professores brasileiros, de escolas públicas e privadas, no lugar de autores de materiais sobre os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo é construir uma nova plataforma de planos de aula da disciplina de matemática para professores de todo o País, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi aprovada em fevereiro deste ano. Em abril, outra seleção será destinada a professores interessados em produzir planos de aula para a Educação Infantil e para a disciplina de Língua Portuguesa.

Nesta quarta-feira (14/03), aconteceu em São Paulo o evento de lançamento oficial dos 1.500 planos de aula de matemática para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. De acordo com o professor Paulo César, a ideia de incluir esses modelos de plano de aula de matemática surgiu a partir do olhar crítico dos professores ao sentir a necessidade de colocar seus alunos como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, por meio da metodologia do “Esforço Produtivo”. “Essa metodologia consiste em propor aos alunos perguntas desafiadoras para que eles consigam alcançar um conhecimento real do conteúdo de matemática”, explica.

A plataforma

A plataforma de Planos de Aula Nova Escola é uma iniciativa da Associação Nova Escola, localizada em São Paulo (SP), com o obetivo de disponibilizar gratuitamente e online 6.000 planos de aula de todas as disciplinas do Ensino Fundamental alinhados à BNCC até 2019. Todo o material será produzido por professores com experiência em sala de aula aprovados em um processo seletivo elaborado e realizado pela Nova Escola.