Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Escola Municipal Presidente Kennedy promove debate sobre música nas aulas de Geografia

 

A Escola Municipal Presidente Kennedy (Distrito de Educação 3) sediou, no dia 12 de fevereiro, uma aula de Geografia especial para promover o aprendizado criativo dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Durante a atividade, ministrada pelo professor Djacyr de Souza, aconteceu um debate sobre a canção “Ofício”, do cantor Capixaba Sandrera, mediante proposta direcionada para os estudantes realizarem uma produção textual acerca dos aspectos referentes ao conteúdo da composição.

A ideia de incluir esse modelo diferenciado de atividade no plano de aula surgiu a partir de uma conversa informal entre o professor e os alunos, que observaram a importância de reflexões e produções interpretativas para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, além da possibilidade de imersão na história de vida de cada aluno. A partir disso, o professor sentiu a necessidade de fazer uma pesquisa sobre os assuntos das músicas, trazendo-as como referência ao conteúdo da aula. O modelo começou então a ganhar formas.

Djacyr de Souza relatou que é fundamental o exercício constante da atividade, de trazer músicas que fogem do repertório mercadológico, fazendo um paralelo com o momento atual, a fim de justificar a necessidade de se estimular várias linguagens para promover o aprendizado. “As músicas favorecem a reflexão, por isso, procuramos adequar o conteúdo das aulas de acordo com as diversas linguagens que o universo musical proporciona”, diz.

Programação

A programação da atividade, que é destinada somente aos alunos do 9ª ano, continuará na quarta-feira (28/03), com debate sobre a canção “Parabolicamará” de Gilberto Gil e “Fora da Ordem” de Caetano Veloso.