Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Formações Continuadas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 2018 iniciam com seminário sobre PAIC/PNAIC e pedagogia de projetos

 

A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) realizou nesta terça-feira (27/02) o Seminário de abertura da Formação Continuada da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 2018. O evento contou com a participação do secretário adjunto da Educação de Fortaleza, Jefferson Queiroz; da coordenadora da Educação Infantil, Simone Calandrine; do coordenador do Ensino Fundamental, Osvaldo Negreiros; além de representantes dos Distritos de Educação e docentes da Rede Municipal de Ensino.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Simone Calandrine, o avanço nos índices de aprendizagem, entre outros fatores, está associado à integração da Rede Municipal de Ensino, que se dá no trabalho de formação unificada e contínua dos docentes. “As formações fazem parte do processo que garante a aprendizagem de nossas crianças. Precisamos pensar e refletir sobre a nossa prática e fazer diário. Trabalhamos com quase 220 mil alunos que estão sob a nossa responsabilidade. Com muito orgulho, o município vem aprimorando e aperfeiçoando as práticas pedagógicas e se fortaleceremos ainda mais as ações nesse sentido”, destacou.

O secretário Jefferson reiterou os desafios da escola pública municipal em Fortaleza e os esforços para que a capital cearense continue sendo destaque nacional em educação. “Estamos abrindo a jornada de formação dos professores da quarta maior Rede Pública Municipal do país e a que mais se destacou em crescimento de matrículas em todos os níveis. Acredito que não haveria procura pelas nossas escolas municipais se não houvesse credibilidade, que só é possível com um trabalho bem feito pelos professores. Temos indicadores de que os docentes estão fazendo um trabalho bem feito e sabemos que podemos alcançar níveis ainda melhores nesse trabalho conjunto da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, aponta.

O seminário tem como objetivo favorecer um diálogo sobre os percursos da formação PAIC/PNAIC para 2018. Os técnicos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Wanda Peres e Idelson Paiva, palestraram aos professores sobre o PAIC/PNAIC. Na programação, a Profª Dra. Fátima Sabóia (UFC) também realizou uma palestra com o tema “Pedagogia de projetos - Práticas pedagógicas que promovem os direitos de aprendizagem das crianças”.