Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Alunos da Rede Municipal aprovados no IFCE são recebidos pelo prefeito Roberto Cláudio

 
 
O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária da Educação, Dalila Saldanha, recebeu nesta sexta-feira (16/02), no Paço Municipal, os 136 alunos das escolas municipais aprovados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Os estudantes foram recepcionados com um café da manhã e receberam menções honrosas pelo desempenho que possibilitou a entrada no Instituto. “É uma escola do ensino médio, de caráter profissionalizante, e também de alta qualidade que prepara os jovens para a universidade pública. É uma alegria que precisa ser celebrada para que a cada ano mais jovens tenham interesse de fazer o curso e sejam aprovados”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.
 
Entre 2014 e 2017, houve um aumento de 97% na aprovação dos alunos no Instituto, saindo de 69 para 136 estudantes. Isadora Maia, de 15 anos, aluna da Escola Zaíra Monteiro Gondim, na Serrinha, está no segundo semestre de Informática no IFCE e ainda está se acostumando com a nova realidade. “É um amadurecimento educacional e intelectual muito grande. Eu tive ótimos professores na escola, mas eu nunca imaginei estar nesta situação. Sem contar que já é um preparo para a Universidade”, disse.
 
A aprovação dos alunos da Rede foi registrada em escolas de tempo parcial, de tempo integral e nas unidades com os programas Pró-Técnico, Novo Mais Educação e o Projeto Integração, que permitem a ampliação da jornada escolar, uma das metas da gestão, e contribuem significativamente para o alcance de bons resultados dos alunos do 9º ano. Nessas ações, os estudantes realizam as atividades regulares nas escolas e, no contraturno, recebem reforço escolar e participam de outras atividades, esportivas, culturais, e recebem três refeições por dia, incluindo o almoço.
 
O Distrito de Educação I aprovou 38 alunos. O Distrito IV, 34 e o Distrito de Educação III teve 28 estudantes aprovados para o IFCE. Atualmente, o Instituto conta com cerca de 8 mil alunos em Fortaleza. “Os alunos que obtiverem as melhores notas ainda podem participar do nosso intercâmbio e passar seis meses estudando em uma das 30 instituições internacionais parceiras do IFCE”, pontuou o reitor do Instituto, Virgílio Augusto Sales Araripe.
 
Na ocasião, também foi lançado o #EuNoIFCE, ação que visa fortalecer a cultura de participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino no processo seletivo do IFCE, com foco na ampliação de inscrições, participações e aprovações. “Hoje, eles que estão aqui servem de inspiração para os outros estudantes. E nosso objetivo é dar oportunidade de ingresso no nível técnico, a todos os alunos que estão no 9º ano. Por isso, criamos a #EuNoIFCE e junto com outros programas que temos, iremos elevar ainda mais o número de alunos e ocupar todas as vagas disponíveis no Instituto", ressaltou a Secretária de Educação, Dalila Saldanha.
 
(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)