0

0

0

Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil Professor Erasmo da Silva Pitombeira

 

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quinta-feira (08/02), o Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Erasmo da Silva Pitombeira. Instalado no bairro Parque Dois Irmãos, o equipamento contemplará até 200 crianças de 1 a 5 anos de idade, ampliando a oferta de vagas de creche e pré-escola na Regional VI.

Implantado em área total de 2.800 m², o terceiro CEI entregue pela Prefeitura de Fortaleza em 2018 conta com 954,71 m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por oito salas de aula com banheiros adaptados, secretaria, coordenação, sala de professores, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, depósito para material de limpeza, lactário e fraldário. O projeto, oriundo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), dispõe, ainda, de brinquedoteca, sala multiuso e área de lazer com playground.

“As crianças aqui matriculadas terão oportunidades de estímulos precoces, que ajudarão a desenvolver o aprendizado, a socialização, a alegria e a autoestima. Equipamentos como este dão aos pais a oportunidade de trabalhar com a segurança de que seus filhos estarão resguardados. A gente vem aprendendo que estimular as crianças em idade precoce, até 4, 5 anos de idade, fazê-las aprender a andar, a falar, a desenvolver a coordenação motora, as letras e os números, afeta positivamente o desenvolvimento na vida jovem e adulta. Prevenir a violência e investir no futuro desta Cidade é apostar em equipamentos como este”, declarou o Prefeito, que esteve acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; por secretários municipais e vereadores, além de lideranças políticas e comunitárias.

Durante a solenidade de inauguração, a comunidade conheceu as instalações do novo espaço, que ofertará turmas de creche em tempo integral, contemplando crianças de 1 a 3 anos. Os alunos de 4 e 5 anos contarão com atividades letivas de pré-escola, cujas matrículas serão oferecidas em dois turnos distintos, manhã e tarde. Antônia Luzimara, moradora do entorno, aprovou a logística de funcionamento. “Eu não tenho filhos, mas tenho sobrinhos, e sei da importância do estudo na vida das crianças. Essa creche em tempo integral veio em uma boa hora, porque a criança aprende, se alimenta cinco vezes por dia, como o Prefeito garantiu, e ainda faz muitas amizades, boas e de futuro, longe das drogas e de tudo o que é ruim”, avaliou.

A expansão da oferta de vagas voltadas à educação infantil tem se consolidado marca registrada da gestão do prefeito Roberto Cláudio. Em janeiro deste ano, duas outras unidades similares foram entregues à população dos bairros Conjunto Ceará (CEI Antônia Nathália Cristina Chaves Maciel) e Serrinha (CEI Professora Heley de Abreu Silva Batista), totalizando a abertura de 430 novas vagas em CEIs apenas no primeiro mês de 2018.

Com a inauguração do CEI Professor Erasmo da Silva Pitombeira, dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 103 unidades de Educação Infantil entregues desde 2013. Só em 2017, foram inaugurados 12 novos CEIs. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 155 Centros de Educação Infantil e outras 93 creches conveniadas, totalizando 248 equipamentos. Além disso, Fortaleza possui 136 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.

De acordo com a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, os esforços desprendidos pela Prefeitura de Fortaleza no tocante à educação infantil serão intensificados ao longo de toda a gestão. “Nós estamos executando uma proposta pedagógica totalmente consolidada para a educação integral das nossas crianças. Nós teremos, só ao longo deste ano, mais de 12 equipamentos como este sendo entregues, superando a marca de uma unidade inaugurada por mês no ano passado. Teremos também novas matrículas em creches conveniadas e vamos continuar ampliando as matrículas em tempo integral no Projeto Integração para ofertar mais educação, sempre com foco na aprendizagem”, garantiu.

Homenagem
Durante a solenidade, Roberto Cláudio discursou em homenagem ao Professor Erasmo da Silva Pitombeira, personalidade que dá nome ao novo equipamento municipal. “Este CEI homenageia um grande engenheiro civil e professor universitário, especialista em recursos hídricos e amante da educação, que contribuiu, de forma criativa e inteligente, para o desenvolvimento do Estado, principalmente por meio da sua atuação brilhante no Porto do Pecém e na Universidade Federal do Ceará”, declarou.

A família do homenageado, representada pela professora doutora Helena Pitombeira, compareceu à cerimônia e demonstrou gratidão diante da iniciativa. "Investir na educação é investir no futuro desta Cidade e deste País. É uma satisfação enorme para a nossa família receber, em nome do meu irmão e de toda a sua trajetória, esta homenagem", finalizou.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)