Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Metas prioritárias para a gestão são definidas durante segundo dia de reunião do secretariado municipal

 

Estabelecer compromissos e organizar o cronograma de execução relativo a ações e metas prioritárias da gestão do prefeito Roberto Cláudio foram os objetivos centrais do segundo dia de reunião do secretariado municipal, que seguiu por toda a manhã deste domingo (04/02) no Centro de Eventos do Ceará.

"Ontem, começamos a estudar prioridades enquanto time. Hoje, é dia de nos organizar e sair daqui com objetivos firmados. Para isso, é muito importante que a gente tenha os pés no chão. Todo o nosso cronograma de ações e execuções depende dos compromissos que a gente negociar aqui hoje. Vamos tentar ser o mais realista possível ao estabelecer prazos e prioridades em torno de obras e ações de governo que deverão ser iniciados ou inaugurados em 2018", informou o Prefeito durante a abertura dos trabalhos.

Novamente organizados em mesas temáticas, divididas por áreas intersetoriais afins, os secretários municipais qualificaram, na ocasião, o andamento de ações previstas, estejam elas em fase de planejamento ou de execução.

Aspectos direcionados à segurança cidadã, ao meio ambiente, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, ao esporte e ao lazer, dentre outros setores, foram dialogados com o Prefeito.

Metas/Ações para 2018

Educação
Novas unidades de educação infantil e, consequentemente, a ampliação da oferta de vagas em creche foram destaque na explanação realizada pela titular da Secretaria da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha. Segundo a secretária, 16 novos equipamentos devem ser implantados em 2018, dos quais dois já foram entregues e, pelo menos, nove estão em fase de execução.

Além disso, sete novas Escolas de Tempo Integral também estão previstas para 2018 e ao fim do biênio 2017/2018, 92 reformas escolares estarão contabilizadas.

Na oportunidade, Dalila anunciou para o fim do primeiro semestre de 2018 a data de inauguração da Academia do Professor.

Segurança Cidadã
A instalação de Células de Proteção Comunitária em Fortaleza, cujo projeto piloto será inicialmente implantado nos bairros Jangurussu e Goiabeiras, está prevista, respectivamente, para fevereiro e março deste ano.

Após a data, o projeto será estrategicamente expandido. Os bairros Dendê, Vila Velha e Canindezinho serão contemplados com novas unidades cujas datas de entrega serão definidas a partir dos processos licitatórios.

Saúde
A ampliação das unidades pertencentes à rede municipal da Saúde será reforçada a partir da entrega de diversos equipamentos em 2018. Dentre eles, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, previsto para abril; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edson Queiroz, prevista para maio; o Instituto Dr. José Frota II (IJF II), previsto para julho, e o Frotinha de Messejana, previsto para agosto.

Além disso, na ocasião, ações direcionadas à Saúde Mental foram postas em pauta. Dentre elas, o lançamento do edital que visa à contratação de profissionais da área para atuar junto às unidades responsáveis. O edital destinado à contratação de médicos psiquiatras está previsto para maio deste ano. Os demais profissionais da área deverão aguardar o edital previsto para novembro.

Na oportunidade, a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel, anunciou o prazo de entrega do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) a ser instalado na Regional I. A população contará com o equipamento a partir de setembro 2018.

Ações intersetoriais que envolvem o âmbito da saúde e do desenvolvimento saudável das crianças foram apresentados pela primeira-dama, Carol Bezerra, idealizadora do programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz. Há a expectativa de ampliação da cobertura das crianças assistidas, que, ao fim de 2018, devem alcançar o patamar de 5 mil.

Meio Ambiente
A política de implantação de Ecopontos estipulou a meta de instalar, pelo menos, um equipamento por bairro até o fim da gestão. Nessa perspectiva, três novos Ecopontos deverão ser entregues por mês em 2018.

Há a previsão, ainda, de instalação de, pelo menos, dois novos Ecopolos ao longo deste ano. Até 2020, serão estrategicamente instalados um equipamento similar por Regional.

Além disso, até dezembro deste ano, toda a iluminação pública de Fortaleza deverá contar com luz branca.

Mobilidade
A liberação do tráfego da avenida Aguanambi está prevista para meados de março.

A entrega total do Terminal de Messejana, que contará com plataforma central, rede wi-fi, painel de previsão, dentre outros equipamentos já entregues, deverá acontecer em abril de 2018.

Já o prazo de entrega do túnel longitudinal da Via Expressa está previsto para até dezembro de 2018.

Proteção Social
O titular da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira, anunciou a reforma de unidades dos CRAS, com início das intervenções previsto para julho; além da implantação de nova Instituição de Longa Permanência para Idosos em agosto.

Em junho de 2018, será entregue, também, o Centro Integrado para Pessoas em Situação de Rua.

Cultura, Esporte e Lazer
Até o fim da gestão de Roberto Cláudio, 30 novas Areninhas e 22 Mini-Areninhas serão entregues à população. Dentre elas, 15 Areninhas e cinco Mini-Areninhas serão inauguradas em 2018. Além disso, o edital que garante a requalificação de 200 praças de Fortaleza até 2020 está em processo de conclusão.

O início das obras dos Cucas do José Walter e do Pici está previsto para maio deste ano. Já o Centro Cultural Barão de Camocim apresenta prazo de inauguração estipulado para abril próximo, e o Projeto de requalificação e reocupação da Praia de Iracema cumprirá cronograma de atividades ao longo de todo o ano.