Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio realiza primeira reunião do secretariado do ano

 

A primeira reunião de 2018 entre o prefeito Roberto Cláudio e o secretariado municipal de Fortaleza acontece durante todo este fim de semana no Centro de Eventos do Ceará. Planejar ações prioritárias para a Capital de forma intersetorial e integrada foi um dos principais objetivos do primeiro dia do evento, realizado durante este sábado (03/02).

Apresentando formato inovador, a reunião, que estimula a aproximação entre gestores e comunidade, contou com a participação de palestrantes, conselheiros tutelares, membros da sociedade civil organizada e agentes comunitários de cidadania, proporcionando maior embasamento ao trabalho dos secretários municipais, agora estrategicamente organizados em mesas temáticas, compostas por áreas afins. Também estiveram presentes a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, e o vice-prefeito Moroni Torgan.

De acordo com o Prefeito, a iniciativa possibilita, de forma otimizada, a organização de estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza. "Por meio de ações como esta, a Prefeitura busca unir esforços em prol de alternativas que nos ajudem a solucionar problemas recorrentes na Cidade. Nós pretendemos sair desses dois dias de reunião com encaminhamentos que serão conquistados por meio da consciência, do engajamento, da participação e da produção de resultados de forma compartilhada", afirmou, destacando o resultado satisfatório das reuniões anteriores.

"O engajamento da nossa gestão vem proporcionando grandes resultados à Cidade. O primeiro ano da segunda gestão foi muito superior, em qualquer dimensão, quando comparado a 2013. Até agosto deste ano, conquistaremos a marca da abertura de 6 mil novas vagas de creche. Até o fim de 2018, possivelmente, toda a Cidade estará iluminada por luz branca e parte significativa da frota de ônibus já contará com Wi-FI. Agora, é o momento de planejar os próximos meses. Este será um ano de ainda mais ações, obras e licitações. Isso demandará de nós muito diálogo e integração a fim de manter capacidade executiva para cumprir os compromissos dentro dos prazos estipulados", apontou.

Nesse sentido, possíveis soluções para os principais desafios da Cidade foram debatidos ao longo do dia. Dentre os critérios estipulados pelo Prefeito, estiveram elencados: custo público zero ou menor custo; criatividade; capacidade de gerar engajamento da população e impacto na sociedade.

Educação
A política de implantação de Escolas de Tempo Integral e de Centros de Educação Infantil tem rendido à Fortaleza patamar referencial no Brasil. Visando à ampliação das metodologias, a secretária da Educação, Dalila Saldanha, destacou pontos essenciais.

"Dentre os desafios propostos, cabe destaque a um que a gente já vem buscando, que é a ampliação do ensino em tempo integral e do acesso à educação infantil. Nosso objetivo é mobilizar a sociedade civil e as escolas da livre iniciativa a entrar conosco nessa parceria de transformar Fortaleza numa cidade que alfabetiza as crianças na idade certa. Vamos nos reunir com gestores de universidades e escolas para buscar um formato de um projeto em que se possa combater índices desafiadores, porém possíveis de se combater com a ampliação da jornada dos alunos, estimulando a educação na idade certa, que será reforçada com atividades de cultura,esporte, lazer, português e matemática. Dessa forma, elevaremos os indicadores e veremos, na aprovação dos alunos, o reflexo da sua aprendizagem", pontuou, acrescentando que Fortaleza conta com, pelo menos, 30% da rede operando em tempo integral.

"Nosso objetivo é chegar a 2020 com, pelo menos, 50% da rede contemplada. Com essas parcerias, buscaremos atingir essas metas", garantiu.

Saúde
De acordo com a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, a logística de distribuição dos 84 medicamentos prioritários, disponibilizados pelo SUS, é um desafio que apresenta resultados satisfatórios, sobretudo, após a implantação das Centrais de Medicamentos, estrategicamente distribuídas pelos terminais de ônibus da Capital. Conforme a titular da Pasta, a política pode ser aprimorada por meio de parceria entre a Prefeitura e farmácias privadas.

"Durante este primeiro dia de reunião, dialogamos sobre alguns desafios na área da Saúde. Dentre os projetos contundentes, podemos destacar a parceria com o Sindicato de Farmácias para que a gente fortaleça e divulgue o programa do Ministério da Saúde denominado 'Aqui Tem Farmácia Popular'. Há medicamentos prioritários, que compõem o nosso elenco da atenção primária, que estão disponíveis gratuitamente também em algumas farmácias da rede privada de Fortaleza. Então, nós vamos trabalhar em parceria com os Sindicatos competentes a fim de orientar a nossa população e os profissionais de saúde sobre esta forma de aquisição de medicamentos, que é financiada pelo Ministério da Saúde", esclareceu.

Cultura, Esporte e Lazer
Moderada pelo coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza, Moacir Maia, a mesa debateu diretrizes voltadas à ampliação de alternativas para a instalação de bibliotecas comunitárias, de projetos voltados a escolinhas esportivas e ao melhor aproveitamento de quadras escolares.

O secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, lembrou a relevância dos esforços desprendidos pela Prefeitura, mencionando a instalação da já operante biblioteca Herbênia Gurgel, no Conjunto Ceará, e do recém-inaugurado Terminal Literário, instalado no terminal de Messejana.

"A Cultura apresentou alguns projetos importantes, como o fortalecimento de bibliotecas comunitárias e um projeto de incentivo ao livro, à leitura e à literatura. Isso já vem acontecendo de forma permanente e sistemática. O projeto Terminal Literário de compartilhamento de livros nos terminais da Cidade já vêm dando resultado. Recentemente, inauguramos o da Messejana. Outra meta mensurada foi de como os espaços municipais podem ser potencializados pela cultura. E acertamos que, como contrapartida de editais de incentivo às artes, os projetos contemplados devem fazer apresentações de várias linguagens dentro das escolas, potencializando os talentos da comunidade civil e escolar. Por meio disso, fortalecemos o incentivo à arte, à cultura e à construção de uma relação sinérgica com a Educação", considerou Evaldo Lima.

Proteção Social
A busca pela construção de parcerias privadas e comunitárias de apoio e de prevenção para moradores de rua, além da qualificação empregatícia de egressos do sistema prisional foram pautas da mesa coordenada pelo titular da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira.

"Há um longo processo de readaptação daqueles que estão com medidas prisionais, que estão retornando à sociedade. A nossa atenção às pessoas em situação de rua também é bastante relevante. Nós queremos inseri-los no mercado de trabalho. Nós vamos trabalhar intensamente para que as empresas possam receber essa mão de obra, que será treinada pela Prefeitura de Fortaleza, e, assim, nós geraremos emprego e renda, remediando e, principalmente, prevenindo o caos da vulnerabilidade na Capital", afirmou o gestor.

Na oportunidade, Elpídio Nogueira adiantou a logística de funcionamento do novo Centro Integrado de Atenção do Morador de Rua. "Vamos iniciar em março o Centro Integrado de Atenção do Morador de Rua. Serão 250 leitos para dormir, onde serão ofertados treinamento, alfabetização, saúde e cultura", comentou.

Segurança Cidadã
A implantação das Células de Proteção Comunitária, cujo projeto piloto deverá ser iniciado nos bairros Jangurussu e Goiabeiras, ainda no primeiro semestre deste ano, trará nova perspectiva ao cenário da prevenção à violência. De acordo com a secretária da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira, a ação não se limita à presença da Guarda Municipal.

"Na área da segurança cidadã, o ponto principal é a implantação das Células de Proteção Comunitária, que são as torres e os espaços da cidadania. Isso não se limita à ação da Guarda Municipal efetiva, com proteção do cidadão ou do espaço público. Serão ofertadas atividades para a integração das demais políticas públicas visando à diminuição da violência e da degradação dos espaço por meio de serviços de ação social,saúde, educação, esporte e lazer. Além da implantação da torre com efetivo da Guarda e da Polícia Militar, haverá treinamento do pessoal ao redor no tocante à mediação de conflitos,além de lazer, cultura, iluminação pública, integração entre comerciantes e residentes", esclareceu.

Participação dos agentes comunitários de cidadania
Compondo uma das mesas temáticas, Júlio Cézar, agente de cidadania e controle social, morador da Regional V, avaliou satisfatoriamente as novas diretrizes da reunião do secretariado.

"A Prefeitura está ficando mais próxima da comunidade. Nós trazemos os principais problemas enfrentados pela localidade em que moramos. A gestão do prefeito Roberto Cláudio está aproximando a população dos gestores e, assim, nossos problemas chegam até as soluções de forma mais transparente e real", considerou.

Palestrantes
Participaram do primeiro dia de reunião o diretor-presidente do Porto Social de Pernambuco, Fábio Silva, cujo tema da palestra foi Voluntariado, Participação da Sociedade e Engajamento; e o diretor do Instituto Publix, Caio Marini, que apresentou seus conhecimentos acerca da Gestão para Resultados na Administração Pública e o Debate Contemporâneo.

O titular da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Teophilo Nottingham, apresentou, na ocasião, a palestra "Proposta de Voluntariado da PMF".

Transversalidade
"Este primeiro dia de reunião foi muito importante devido à transversalidade e à associação de vários órgãos da Prefeitura e da sociedade civil no sentido da boa governança, da boa gestão da Cidade. Toda reunião tem um formato diferente. Estamos trazendo inovações e buscando soluções para problemas conhecidos da Cidade que associem a questão do voluntariado, integrando a população. Vamos continuar tratando dos indicadores, de metas, tendo uma visão crítica do cumprimento das metas de forma objetiva", disse o secretário de Governo de Fortaleza, Samuel Dias.

A programação segue durante este domingo (04/02), de 8h30 às 14h. As atividades seguem com trabalhos em grupo que visam ao acompanhamento de metas e ações prioritárias de Governo.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)