Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil Professora Heley de Abreu Silva Batista

 
  
 
O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (26/01), o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Heley de Abreu Silva Batista. O equipamento, instalado no bairro Serrinha, contemplará até 230 crianças de 1 a 5 anos de idade, expandindo a oferta de vagas destinadas à creche e pré-escola na Regional IV.
 
Implantada em área total de 2.295,83m², a unidade educacional dispõe de 1.311m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por dez salas de aula com banheiros adaptados, sala de professores, coordenação, secretaria, cozinha, refeitório, despensa, depósito, lavanderia, lactário e fraldário. O novo CEI, oriundo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), possui, ainda, área de lazer com playground e brinquedoteca, instrumento que oferece possibilidades de aprendizagem por meio de atividades em sala multiuso. Foram investidos, ao todo, R$ 2.597.603,04, dos quais R$ 729.187,43 correspondem a recursos municipais.
 
De acordo com o Prefeito, o novo equipamento funcionará como creche em tempo integral, contemplando crianças de 1 a 3 anos. Já os alunos de 4 e 5 anos de idade contarão com atividades letivas de pré-escola, cujas matrículas serão oferecidas em dois turnos distintos, manhã e tarde. “Esta é mais uma unidade de educação infantil. Uma creche muito bem estruturada, que acolherá turmas de creche em tempo integral, onde as crianças farão cinco refeições por dia, irão dispor de professores concursados e de material didático de primeira, dando todo o acolhimento e educação que a criança nessa faixa etária precisa. Além disso, serão ofertadas turmas do Infantil IV e V em dois turnos”, esclareceu.
 
Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença de secretários municipais, vereadores, professores da rede pública e privada de ensino, além de lideranças políticas e comunitárias, a população não escondeu a alegria. “Esta creche foi muito esperada por todos nós. Sem dúvida, a atenção do Prefeito com as crianças vai fazer toda a diferença no futuro. Estamos muito, muito felizes”, comemorou Rosileide Amaral, moradora do entorno.
 
Com a implantação do CEI Professora Heley de Abreu Silva Batista, dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 102 unidades de Educação Infantil entregues à população desde 2013. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 154 Centros de Educação Infantil, mais 86 creches conveniadas, totalizando 240 equipamentos atendendo às famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 136 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola. “A nossa expectativa é de crescimento. Nós estamos buscando, nessa perspectiva, reduzir cada vez mais as filas por vagas em creche e educação infantil. Então, além de ampliar a nossa rede própria, estamos ampliando a rede conveniada. Só este ano, serão mais oito creches conveniadas, e a gente já está ultrapassando a marca de 10 mil novatos somente na educação infantil”, informou a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.
 
Homenagem
 
Durante a solenidade, Roberto Cláudio discursou em homenagem à professora Heley de Abreu Silva Batista, morta aos 43 anos, em outubro de 2017, ao tentar salvar crianças de um incêndio provocado em uma unidade de educação infantil de Minas Gerais. “Esta escola, em especial, tem uma característica muito diferente. Ela recebe o nome de uma professora que, em Minas Gerais, há quatro meses, morreu tragicamente tentando salvar crianças de um incêndio provocado. Ela é uma heroína. Uma professora que, mais do que educar e se entregar à educação, deu a sua vida para salvar as crianças”, disse, homenageando, na circunstância, todos os professores da educação infantil.
 
A família da homenageada compareceu à cerimônia e demonstrou gratidão diante da iniciativa. "Em nome da minha família, dos meus filhos, Breno, Lívia e Olavo; da minha sogra e do meu cunhado, aqui presentes, gostaria de agradecer pela importância deste momento. A população de Fortaleza se solidarizou conosco de forma muito importante. O projeto do prefeito Roberto Cláudio de investir na criança e no educador cultiva sementes para o amanhã. Tenho certeza de que, daqui, sairão bons profissionais e bons educadores. Investir na criança é lutar com as próprias mãos pelo futuro do País”, declarou Luiz Carlos Batista, viúvo de Heley.
 
Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza