Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

[PREFEITURA] Prefeito Roberto Cláudio entrega nova frota de veículos aos Conselhos Tutelares de Fortaleza

 

prefeito roberto cláudio
Durante a solenidade, realizada na noite de quarta-feira (24/01)
na sede do Conselho Tutelar VIII, 16 carros foram entregues

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, entregou, nesta quarta-feira (24/01), a nova frota de veículos destinada aos Conselhos Tutelares da Capital. Durante a solenidade, realizada na sede do Conselho Tutelar VIII, 16 carros foram entregues, aprimorando os trabalhos desenvolvidos pelos conselheiros e contemplando o compromisso estipulado pela Prefeitura durante o seminário “Fortaleza na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes”, realizado em dezembro de 2017.

A iniciativa, articulada pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e pelo Gabinete da Primeira-Dama, possui caráter intersetorial. De acordo com o Prefeito, as diretrizes do Conselho Tutelar, agora fortalecidas pelos novos veículos, cumprem diversos papéis. “Fortaleza ainda é uma cidade violenta e desigual. O papel do Conselho Tutelar é o de proteger os direitos da infância. Isso significa prevenir abusos psicológicos e físicos, garantir matrículas em escolas públicas, encaminhamento aos serviços de saúde e apoio familiar adequado. Uma segunda tarefa é a de oferecer atenção dirigida às crianças, sobretudo durante a primeira infância. Criança sem autoestima, vítima de violência, negligência ou omissão, obviamente, acaba tendo um desenvolvimento pessoal comprometido. Garantir um Conselho Tutelar eficiente cumpre essa dupla função, promovendo o desenvolvimento da criança mais vulnerável, o crescimento protegido, que garantirá mais paz pessoal e coletiva no futuro”, declarou o Gestor, sinalizando, ainda, um pacote de intervenções previstas até 2020.

“Nos últimos quatro anos, nós expandimos em dois o número de Conselhos Tutelares na Cidade. Hoje, contamos com oito sedes e vamos inaugurar mais duas. Vamos garantir, ainda, um educador social a mais para cada Conselho ao longo dos próximos anos, além de um programa de capacitação e qualificação permanente no Conselho Tutelar. Há, por fim, uma preocupação em estabelecer um convênio com a Guarda Municipal para que, em algumas áreas de risco, possam ser oferecidos apoio e proteção ao trabalho do conselheiro”, garantiu.

Homenageada durante a cerimônia, a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, avaliou positivamente os esforços desprendidos pela Prefeitura diante da construção de dias melhores para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na Capital. “As demandas recebidas durante o seminário Fortaleza na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, em sua maioria, ou estão sendo cumpridas ou em fase de planejamento. Nosso objetivo é oferecer todas as condições possíveis para que conselheiros trabalhem cada vez melhor, atendendo às crianças e às famílias que necessitam”, informou.

Ednardo Bezerra, conselheiro tutelar de Fortaleza, demonstrou a satisfação de testemunhar o cumprimento de mais um compromisso assumido pela Prefeitura. “Os 40 conselheiros tutelares de Fortaleza, homens e mulheres que dedicam a sua vida para trabalhar pela defesa dos direitos da criança e dos adolescentes, querem registrar o agradecimento e toda a nossa felicidade, em nome da primeira-dama, Carol Bezerra, e de toda a Prefeitura de Fortaleza por esses 16 carros que tanto facilitarão a nossa missão”, apontou.

Acompanhado da presidente da Funci, Tânia Gurgel, o titular da SDHDS, Elpídio Nogueira, reforçou que “a partir dessas ações, nós intensificamos o trabalho das equipes e ampliamos o relacionamento do Conselho Tutelar com a Cidade de uma maneira geral”, finalizou.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)