Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio entrega Centro de Educação Infantil Antônia Nathália Cristina Chaves Maciel

 

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, nesta sexta-feira (05/01), o Centro de Educação Infantil (CEI) Antônia Nathália Cristina Chaves Maciel. A nova unidade educacional, instalada no bairro Conjunto Ceará, contemplará até 200 crianças de 1 a 5 anos de idade, ampliando a oferta do número de vagas direcionadas à creche e pré-escola na Regional V.

Implantado em área total de 3.524,74m², o 1º CEI inaugurado em 2018 conta com 954,71m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por oito salas de aula com banheiros adaptados, sala de professores, coordenação, secretaria, cozinha, refeitório, despensa, depósito, lavanderia, lactário e fraldário. A unidade, oriunda do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), possui, ainda, área de lazer com playground e brinquedoteca, instrumento que oferece possibilidades de aprendizagem por meio de atividades em sala multiuso. Foram investidos, ao todo, R$ 2.095.302,57, dos quais R$ 435.212,68 correspondem a recursos municipais.

O novo equipamento funcionará como creche em tempo integral, contemplando crianças de 1 a 3 anos. Já os alunos de 4 e 5 anos de idade contarão com atividades letivas de pré-escola, cujas matrículas serão oferecidas em dois turnos distintos, manhã e tarde. A população aprovou a transformação pela qual vem passando o bairro Conjunto Ceará, que recebeu, em novembro de 2017, outro equipamento similar, o CEI Neno Cavalcante. “O nosso bairro é muito grande e, aqui, moram muitas famílias. A gente vê a preocupação do Prefeito em deixar as crianças bem protegidas e os pais despreocupados para trabalhar e conquistar o pão de cada dia. Há pouco tempo, eu fiquei sabendo da inauguração de outra creche igual a esta aqui perto. Acho que muitos pais estão felizes como eu”, declarou o morador do entorno Geraldo Cipriano.

“Ano passado, nós fomos a cidade do Brasil que mais abriu vagas voltadas à educação infantil. Nosso objetivo é continuar o planejamento e mantendo a responsabilidade de abrir novos CEIs como este, de qualidade, com infraestrutura moderna, material pedagógico de primeira, bons professores e boa gestão em áreas onde há uma demanda social. Importante registrar que um equipamento como este cumpre um duplo papel. O papel educacional e o papel social de se proteger a primeira infância”, declarou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

O secretário municipal da Educação em exercício, Jefferson Maia, destacou os avanços da gestão de Roberto Cláudio frente à Prefeitura de Fortaleza, a qual vem acumulando grandes resultados no âmbito educacional. “Fortaleza, hoje, conta com a terceira maior rede de escolas em tempo integral do Brasil. Nós só ficamos atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro em números absolutos. Só na gestão de Roberto Cláudio, nós, começando do zero, aumentamos a educação integral em 108%. Fortaleza só soube o que era ensino em tempo integral de 2013 em diante. Isso significa trabalho, compromisso e respeito à educação voltada à primeira infância”, pontuou.

Com a inauguração do CEI Antônia Nathália Cristina Chaves Maciel, dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 101 unidades de Educação Infantil entregues à população desde 2013. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 153 Centros de Educação Infantil, mais 86 creches conveniadas, totalizando 239 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 136 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.

Ordem de Serviço
Durante a solenidade de inauguração do CEI Antônia Nathália Cristina Chaves Maciel, o prefeito Roberto Cláudio assinou a ordem de serviço que autoriza a construção de uma ponte localizada na Avenida Alanis Maria Laurindo de Oliveira, sobre o canal que escoa ao longo da Avenida G. A obra infraestrutural beneficiará quem transita pelo referido trecho, situado na 2ª etapa do Conjunto Ceará.

Dentre as intervenções previstas para o local, que deverá contar com via dupla de rolamento, estão passeios laterais para pedestres, varandas de proteção, terraplanagem, pavimentação asfáltica para a concordância das avenidas e sinalização horizontal e vertical. A previsão de conclusão da intervenção é de cerca de 150 dias a partir de seu início.

Participaram do ato o titular da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo; a secretária da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira; o coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais, Renato Lima; o titular da Secretaria Regional V, Ronaldo Nogueira, além de outras lideranças políticas.

 

(com informações do Portal da Prefeitura)