Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME divulga orientações para Encontros Pedagógicos 2018

 

A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, por meio das Coordenadorias de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão Escolar, apresenta sugestões para o 1º Encontro Pedagógico do ano letivo 2018. A SME traz como sugestão para o 1º Encontro Pedagógico o tema: "Ensino e Aprendizagem: contextos, sentidos e práticas".

O Encontro Pedagógico é compreendido como um momento de (re)encontros dos profissionais de cada instituição escolar da rede municipal de ensino de Fortaleza, marcado pelo início do ano letivo para avaliação do trabalho realizado no ano anterior e planejamento das ações do ano letivo que se inicia. É um momento de acolhimento dos profissionais que, após um período de recesso, retornam às atividades escolares com as ideias renovadas – contexto ideal para proposição de ações pedagógicas inovadoras com foco no desenvolvimento e aprendizagem das crianças/estudantes.

Nesse sentido, contamos com a organização do diretor e coordenador pedagógico de cada unidade escolar para que o 1º Encontro Pedagógico de 2018 seja realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, proporcionando a participação dos professores, assistentes da Educação Infantil/auxiliares de serviços educacionais, apoios, supervisores, orientadores pedagógicos e demais profissionais, conforme o turno de trabalho, cabendo ao núcleo gestor de cada unidade escolar encaminhar discussões, a fim de propor e organizar o trabalho pedagógico a ser desenvolvido neste período, atendendo às especificidades dos turnos diurno e noturno.

O desenvolvimento do Encontro Pedagógico deverá ser fundamentado em quatro blocos: a acolhida de todos os profissionais que direta ou indiretamente colaboram com a educação na escola; o conhecimento dos documentos e orientações que norteiam o trabalho na escola; a avaliação do Projeto Político Pedagógico/Proposta Pedagógica, bem como o planejamento das ações para 2018.

Para subsidiar a realização do Encontro Pedagógico pelas unidades escolares, a SME propõe como objetivos:

- Favorecer a reflexão acerca da prática pedagógica em sala de aula, propondo novas estratégias que possibilitem às crianças/estudantes desenvolver as competências necessárias à aprendizagem.

- Avaliar o processo de (re)elaboração da Proposta Pedagógica de 2017, planejando as ações institucionais para implementação desse documento juntamente com o Projeto Político Pedagógico da Instituição.

DATAS

                       DETALHAMENTO DAS AÇÕES

25/01/2018

MOMENTOS:

ACOLHER: um ato de comprometimento

Reflexão acerca das relações interpessoais, identidade da instituição, da comunidade escolar e análise dos percursos pedagógicos das crianças/estudantes de cada turma, priorizando o conteúdo dos relatórios e o desenvolvimento e a aprendizagem, com o objetivo de propor práticas pedagógicas que garantam a continuidade e a ampliação dos direitos de aprendizagens das crianças/estudantes.

CONHECER: um ato de orientar

Socialização dos documentos norteadores propostos pela Secretaria Municipal da Educação e orientação do planejamento pedagógico para 2018.

26/01/2018

MOMENTOS:

 

AVALIAR: um ato de transformar

Leitura coletiva da Proposta Pedagógica/Projeto Político Pedagógico da instituição, para proposição de ações inovadoras ou aprimoramento do que já é realizado na instituição no sentido de organizar as ações e metas para 2018.

PLANEJAR: um ato de construir

Orientar o planejamento pedagógico considerando o período de acolhimento das crianças/estudantes e suas famílias, bem como, as duas primeiras semanas letivas.

Ressaltamos que o planejamento para as primeiras semanas de acolhimento das crianças e das famílias é fundamental para a qualidade da adaptação delas, portanto não se trata de opção, mas de compreender que há uma complexa relação entre criança, família e profissionais da instituição dentro de um mesmo processo.

O Encontro Pedagógico é considerado pela SME um momento de formação continuada no contexto escolar. Portanto, 16 horas da carga horária total prevista desse Encontro serão contabilizadas para efeito de certificação ao final do ano letivo, a ser complementada com a carga horária da Formação Continuada da Rede Municipal. Contamos com o coordenador pedagógico para organizar a frequência de cada dia do encontro e encaminhá-la ao Distrito Educacional até 05/02/18.

Para o período noturno, sugere-se que sejam contempladas as ações acima propostas, observando a carga horária prevista para esse turno. A SME conta com a participação de todos os profissionais envolvidos no processo educativo.

Clique aqui para acessar o documento com orientações para os Encontros Pedagógicos 2018.

Clique aqui para acessar o material de apoio para os Encontros Pedagógicos 2018.