Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil Airton José Vidal Queiroz

 

Escola

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da titular da Secretaria da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, entregou, na noite desta sexta-feira (22/12), o Centro de Educação Infantil (CEI) Airton José Vidal Queiroz. O equipamento educacional, instalado no bairro Alto da Balança, é o 100º entregue pela Prefeitura de Fortaleza desde 2013. A unidade contemplará até 230 crianças de 1 a 5 anos de idade, transformando positivamente o cenário da Regional VI por meio do reforço da oferta de vagas destinadas à creche e pré-escola.

Implantado em área total de 2.840,62 m², o 12º CEI inaugurado em 2017 conta com 1.514,30 m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por dez salas de aula com banheiros adaptados, sala de professores, coordenação, cozinha, refeitório, despensa, depósito, lavanderia, lactário e fraldário. A unidade, oriunda do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), possui, ainda, solarium, área de lazer com playground e brinquedoteca, instrumento que amplia possibilidades de aprendizagem por meio de atividades em sala multiuso. Foram investidos, ao todo, R$ 2.335.353,97, dos quais R$ 466.938,36 foram provenientes de recursos municipais.

A população do entorno recebeu com alegria o novo equipamento, que funcionará, a partir do início do ano letivo, previsto para 29 de janeiro de 2018, como creche em tempo integral, contemplando crianças de 1 a 3 anos, e oferecerá atividades de pré-escola em dois turnos, atendendo à demanda direcionada ao Infantil IV e V. "Hoje, vim conhecer a escolinha em que minha neta vai estudar a partir do ano que vem. É muito bom saber que, enquanto os pais trabalham, as crianças podem ficar aqui, aprendendo direitinho, como nós vemos na televisão e admiramos muito", comemorou Maria de Jesus, avó de Isabele Pinto, de 3 anos.

Durante a cerimônia de inauguração, Roberto Cláudio destacou os avanços da gestão, avaliando satisfatoriamente o ano de 2017 no âmbito educacional. "O otimismo, o trabalho e o resultado estão sendo, apesar de todas as dificuldades, a marca da Educação em Fortaleza. Nós estamos concluindo 2017 com 100 unidades voltadas à educação infantil entregues desde 2013. Isso quer dizer mais oportunidades voltadas às crianças. Equipamentos como este cumprem um duplo papel. A função de preparar esta meninada para o futuro e a função social de garantir às famílias a oportunidade de trabalhar", afirmou o Prefeito, que esteve acompanhado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra; pelo coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais, Renato Lima; pela titular da Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira; pelo secretário de Governo, Samuel Dias; além de vereadores e demais lideranças políticas e comunitárias.

De acordo com a secretária Municipal da Educação, Dalila Saldanha, a expectativa é de que os esforços desprendidos pela Prefeitura de Fortaleza sejam intensificados pela gestão até o ano de 2020. "Estamos fechando 2017 com um marco histórico para Fortaleza. Em apenas cinco anos, o Prefeito, liderando toda a sua equipe, aumentou em 80% a rede de matrículas em creche. Além disso, registramos um aumento de mais de 70% no número de equipamentos estudantis. Para nós, isso representa investir no futuro da Cidade, oferecendo as melhores condições às nossas crianças. Nós temos, como meta para esta gestão, abrir mais 6 mil novas vagas. Nós já abrimos mais de 3 mil somente neste primeiro ano. Ainda no primeiro semestre de 2018, nós deveremos entregar cerca de seis novas unidades similares a esta, com padrão arquitetônico de primeiro mundo, totalmente equipada e voltada à proposta pedagógica desenvolvida em nossas escolas. A expansão da rede sempre está dentre as nossas prioridades", garantiu.

O evento foi marcado, ainda, pelo reconhecimento aos gestores da Prefeitura e aos profissionais engajados na área da educação, que compõem as equipes atuantes nos centros educacionais de Fortaleza entregues pelo prefeito Roberto Cláudio. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 152 Centros de Educação Infantil, mais 86 creches conveniadas, totalizando 238 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 137 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.

Homenagem 
Durante a solenidade, Roberto Cláudio discursou em homenagem a Airton José Vidal Queiroz, personalidade que dá nome ao novo equipamento municipal. “Este CEI recebe o nome de um cearense que apostou, durante toda a sua vida, na educação, na economia e no futuro deste Estado, valorizando a Universidade de Fortaleza e sendo um grande estimulador da cultura cearense, que foi o chanceler Airton Queiroz, a quem estamos homenageando com muito orgulho e felicidade”, declarou.

A família do homenageado, representada pelo chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Edson Queiroz Neto, compareceu à cerimônia e demonstrou gratidão diante da iniciativa. "Meu pai se identificava muito com a educação. Ele demonstrou, durante toda a sua vida de dedicação ao ensino superior, essa crença, essa verdade que diz que o grande transformador da realidade é o agente humano. É o homem. Um homem bem formado, bem qualificado, atua de forma adequada na realidade para melhorar as condições e necessidades que possam surgir. Com grande emoção, estou aqui, hoje, vendo o nome do meu pai, chanceler Airton Queiroz, ser homenageado por meio desta Escola. Eu agradeço bastante, porque não há homenagem mais adequada ao meu pai", finalizou.

(Com informações da Prefeitura de Fortaleza)