Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Alunos vencedores do I Prêmio AMC de Mobilidade Urbana participam de premiação

 

O vice-prefeito Moroni Torgan agraciou os alunos do ensino municipal ganhadores do I Prêmio AMC de Mobilidade Urbana, na manhã desta quinta-feira (21/12), em evento na Escola de Mobilidade Urbana. A premiação busca fortalecer uma cultura de trânsito de paz na cidade, por meio do estímulo à reflexão entre os estudantes do ensino fundamental. O secretário adjunto da Educação de Fortaleza, Jeferson Queiroz, acompanhou a premiação e reconhecimento do desempenho dos alunos da rede municipal de ensino.

“Precisamos começar desde cedo a educação no trânsito. As crianças têm papel primordial, não só na melhoria da mobilidade urbana, mas também na prevenção dos acidentes de trânsito que tiram as vidas das pessoas, por meio do estímulo ao conhecimento e da prevenção. Essas premiações são incentivos para aprenderem mais, pois elas pegam todo o conhecimento, captam e repercutem inclusive junto aos pais”, afirmou Moroni Torgan.

Nesta primeira edição, foram premiados os três primeiros lugares nas categorias poema, redação e desenho, totalizando 27 alunos. Os primeiros colocados ganharam notebooks. Os segundos colocados, tablets e os terceiros, smartphones. Foram registradas 3.800 inscrições de 78 escolas da Rede de Ensino Municipal, com o propósito de estimular o exercício contínuo da cidadania e uma reflexão sobre o comportamento de cada um no trânsito.

O secretário Jefferson ressaltou a importância da educação que acontece também fora das salas de aula, além de parabenizar os alunos pelos projetos desenvolvidos. Na rede municipal, quase 4 mil trabalhos concorreram ao prêmio. “Nos momentos nos quais a formação para a cidadania e para o mundo se concretizam, nós temos a certeza de que estamos no caminho certo. Só este ano, trouxemos até a Escola de Mobilidade mais de 5 mil alunos, crianças e jovens que são o futuro e o caminho para uma cidade melhor”, destacou o secretário.

Com a temática “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, o concurso tem papel importante na formação de uma cultura de consciência e respeito no trânsito, como explicou Arcelino Lima, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). “Essa é uma tentativa de inserir as crianças, principalmente do ensino fundamental, na temática da mobilidade a partir do desenvolvimento de textos, poemas e desenhos em relação a uma mobilidade mais humana, possibilitando a prevenção de acidentes”, completou.

Fabiana Nascimento, aluna do 8º ano da escola Municipal Aldecir Barbosa, ficou em primeiro lugar na categoria redação. “Eu me sinto orgulhosa pela conquista. Fico muito agradecida pela minha escola e professores que me ajudaram muito. O respeito no trânsito é essencial e demonstra muito sobre uma cidade. Os níveis de violência no trânsito descrevem muito sobre a cidade e a educação de quem vive nela”, disse.

Clique aqui para ter acesso à lista das escolas e alunos premiados.