Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura de Fortaleza recebe apoio federal para fortalecer assistência às crianças

 

primeira-dama carol bezerra

O prefeito Roberto Claudio e a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, recebem nesta quarta-feira (20/12), às 17h, no Teatro Carlos Câmara, o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para oficializar parceria que vai ampliar os recursos federais voltados às crianças de Fortaleza. Será formalizada a aliança do programa municipal Cresça com seu Filho, liderado e executado pela Primeira-dama, com o programa federal Criança Feliz.

A vinda do ministro Osmar Terra celebra uma nova fase do programa municipal, que passa a ser nominado Cresça com seu Filho/Criança Feliz, e contribui para o fortalecimento das ações do município voltadas para primeira infância. “O programa do Governo Federal combina esforços da Prefeitura de Fortaleza na garantia de maiores avanços na política de proteção à primeira infância. Temos verificado os bons resultados, atendendo regiões de mais baixo IDH da Capital e temos certeza de que a aliança do programa municipal Cresça com Seu Filho com o programa federal Criança Feliz representa a união de esforços para indicar uma política pública que precisa ser ampliada e fortalecida”, afirma a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

O programa é intersetorial, sendo parte do Programa de Saúde da Família, acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde. "O Cresça é um programa de fundamental importância para o desenvolvimento infantil, uma vez que visa prioritariamente fortalecer os vínculos familiares com a criança em uma etapa crucial de seu desenvolvimento neurológico, que é a primeira infância. Com esta ação temos a certeza que nossas crianças terão um futuro bem mais saudável e promissor", complementa a secretária de Saúde, Joana Maciel.

"A Prefeitura de Fortaleza começa à frente com o programa Cresça com seu Filho, o qual resgata a valorização da criança e da família, um verdadeiro exemplo para os demais municípios. Tenho certeza de que a aliança firmada será mais um avanço, ampliando e consolidando a priorização das políticas públicas voltadas para as crianças de nosso Município", conclui o secretário de Diretos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira.

O programa municipal visa a fortalecer o vínculo e o desenvolvimento dessas crianças por meio de atividades conduzidas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) junto à mãe, pai ou cuidador durante a visita domiciliar, sob a supervisão semanal do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, com atuação em áreas vulneráveis em 28 bairros das Regionais I, V e VI.

Até novembro de 2017, o Cresça com seu Filho registrava 5.574 crianças cadastradas, com um total de 32.491 visitas domiciliares semanais realizadas pelo Agente Comunitário de Saúde. É um projeto intersetorial liderado pelo Gabinete da Primeira Dama de Fortaleza executado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com as Secretarias de Diretos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Educação (SME) e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

Serviço:
Lançamento do programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz
Data: 20/12 (Quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 - Centro)