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Segundo Ciclo Avaliativo debate ações do Planejamento Estratégico 2017-2020 da SME

 

A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) realizou, nesta sexta-feira (15/12), o 2º Ciclo Avaliativo do Planejamento Estratégico da SME 2017-2020. O encontro, que ocorreu no Centro Cultural Belchior, reuniu representantes das coordenadorias e assessorias da SME, dos Distritos da Educação, alunos, pais, gestores e lideranças comunitárias.

Ao longo do dia, o evento propiciou debate das ações da SME e identificação da situação de cumprimento do plano estratégico durante os trabalhos nas mesas temáticas, que consideraram, também, as ações exitosas e inovadoras da gestão. O dia também contou com dinâmica, ginástica laboral e reflexão natalina.
 
A secretária da Educação, Dalila Saldanha, apresentou inicialmente os objetivos estratégicos da gestão, a identidade organizacional da secretaria, com missão, visão e valores, e os atuais indicadores educacionais e projeções. "As metas que estão aqui foram definidas com foco na aprendizagem, na permanência e no sucesso do aluno. Esse foi o momento de avaliar, fazer nossas reflexões ao longo do nosso primeiro ano, dos nossos avanços e, em cada mesa, nesse grupo plural, ir alinhando com os objetivos e as metas estratégicas, propondo ajustes sob o olhar diverso de cada segmento com inovação e criatividade”, apontou a secretária.
 
Para a coordenadora de Planejamento da SME, Luzia Jesuino, o encontro permitiu expor uma visão global sobre as demandas, prioridades e políticas da SME aos profissionais da sede, distritos e escolas. “O ciclo avaliativo nos permitiu refletir e definir foco, prioridades e otimização de recursos. Ele também vai redirecionar os tempos, o papel dos atores, priorizar os conteúdos e mediar a execução do planejamento da SME. Este momento que estamos vivendo aqui considero oportuno, também, para o planejamento de 2018”, considerou.
 
A aluna Aurissol Azevedo, 14 anos, 8º ano da Escola Municipal Monsenhor Linhares, é diretora de comunicação do grêmio estudantil e já havia participado do Papo de Futuro do Distrito de Educação 3. “Tive espaço novamente para falar sobre a minha escola, sobre o que achava que podia melhorar, o que eu vejo que está dando certo por causa das melhorias que estão acontecendo por parte da Secretaria, por parte da minha escola e o que o grêmio trouxe”, opina Aurissol.
 
"Também amplia o meu conhecimento sobre como funciona realmente a escola pública. Quando você pensa ‘eu só sou uma aluna de escola pública e eu não tenho motivação nenhuma da sociedade pra fazer o que eu quero’. E agora, não, eu vejo que tem pessoas me olhando, prestando atenção no que eu estou falando, acreditando no meu potencial. É um encorajamento. É muito importante essa relação de confiança entre a Secretaria, os alunos, o grêmio e a coordenação da escola, porque tudo isso que está rolando agora, vai terminar na sala de aula”, projetou.