Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Seminário da Educação Infantil aborda importância das brincadeiras, cultura e diversidade

 

 

 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, por meio da Coordenadoria da Educação Infantil, o seminário "Escola: Lugar de brincadeira cultura e diversidade" durante esta quinta-feira (14/12). O evento, que ocorreu no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e na Universidade do Parlamento Cearense, promoveu a discussão sobre a importância da brincadeira, cultura e diversidade no processo de desenvolvimento pedagógico da criança na educação. 
 
O evento teve a participação da professora de Educação da Universidade Federal do Ceará, Cristina Façanha Soares, que palestrou sobre o tema “A importância dos cuidados na primeiríssima infância na perspectiva da abordagem Pikler”. A especialista explica que esse método acontece a partir de uma relação de confiança e interação com o bebê durante os principais cuidados como o banho, troca de fraldas e alimentação.

O tema é objeto de estudo da professora em parceria com profissionais das creches municipais de Fortaleza, quando são discutidas maneiras de abordagem do tema para o aprimoramento do aprendizado dos pequenos. “É um espaço aberto para reflexões, sensibilizações a respeito desse modo de abordar aprendizagem”, disse.
 
Segundo a coordenadora da Educação Infantil da SME, Simone Calandrine, a valorização desse tema contribui para refinar cada vez mais a prática pedagógica dos professores com as crianças. "Sabemos que a brincadeira é o carro chefe no processo de aprendizagem das crianças, pois é por meio dessa ação que elas têm o primeiro contato com o mundo no processo de conhecer e o professor é o mediador dessas descobertas”, complementou.

A programação também contou com exposições dos trabalhos do Projeto Ateliê na Educação Infantil, que teve início neste ano, atualmente está presente em 25 Centros de Educação Infantil e será expandido em 2018. Outro destaque do evento foi o workshop "Jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil", com o professor Marcos Teodorico, voltado para o resgate das brincadeiras e, partir da vivência dos professores, propiciou uma reflexão sobre o papel das brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. 
 
Confira na galeria: