0

0

0

Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil Audifax Rios

 

“Este equipamento conta com tudo o que há de melhor, com instrumentos educacionais modernos e com material escolar de primeira", declarou Roberto Cláudio durante a inauguração do CEI Audifax Rios

 

O prefeito Roberto Cláudio entregou, na noite desta terça-feira (12/12), o Centro de Educação Infantil (CEI) Audifax Rios. O equipamento, instalado no bairro Dias Macedo, contemplará até 136 crianças de 1 a 5 anos de idade, ampliando a oferta do número de vagas destinadas à creche e pré-escola na Regional VI.

Implantado em área total de 1.737,00 m², o novo CEI conta com 773,68 m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por cinco salas de aula com banheiros adaptados, sala de professores, coordenação, cozinha, refeitório, despensa, depósito, área de serviço, lavanderia, almoxarifado, lactário e fraldário.

A unidade, oriunda do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), possui, ainda, brinquedoteca, instrumento que amplia possibilidades de aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas. Foram investidos, ao todo, R$ 1.820.742,71, dos quais R$ 586.728,07 foram provenientes de recursos municipais.

“Este equipamento conta com tudo o que há de melhor, com instrumentos educacionais modernos e com material escolar de primeira. Aqui, funcionará creche, em tempo integral, para crianças de até 3 anos de idade, ofertando cinco alimentações ao dia e grandes oportunidades nessa faixa etária tão importante para a criança. Vamos oferecer, também, pré-escola em dois turnos para o Infantil IV e V, de manhã e à tarde. Aqui, nós temos todas as condições de ofertar ensino de qualidade, comparável às melhores escolinhas particulares de Fortaleza. A gente espera que, por meio de equipamentos como este, estabeleça-se um caminho para que essas crianças tenham oportunidades diferenciadas”, afirmou o Prefeito, informando que as atividades letivas serão iniciadas a partir de janeiro de 2018.

A titular da Secretaria Municipal da Educação, Dalila Saldanha, comemorou a implantação do 11º Centro de Educação Infantil inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza em 2017, destacando os avanços da gestão. “Este está sendo um ano muito especial. Além dos 11 CEIs já entregues, inauguraremos, até o fim deste ano, o 12º, conquistando média de um Centro de Educação Infantil inaugurado por mês, ao longo de 2017. Isso é inédito em todo o País e representa um compromisso do Prefeito com a educação infantil, com a primeira infância, diante da criação de mais 6 mil vagas nessa gestão”, ressaltou, adiantando que os processos de matrícula e de acolhimento adaptativo das famílias do entorno do CEI Audifax Rios já estão abertos.

Durante a inauguração, que contou com a presença do secretário de Governo de Fortaleza, Samuel Dias; do coordenador especial de Articulação das Secretarias Regionais, Renato Lima; do titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Mosiah Torgan, além de outros secretários municipais e vereadores, a população não escondeu a satisfação. Ivanilce Fernandes, avó do pequeno José Eduardo, de 1 ano, comemorou a implantação do novo CEI. “Tudo aqui é joia. Tudo é muito lindo. Meu neto terá muitas oportunidades. Antes, o cenário era de risco. Mas a nossa comunidade reivindicou e o Prefeito atendeu. Agora, está uma maravilha. A gente tira tudo o que é ruim de cena pra dar vez às crianças”.

Com a inauguração do CEI Audifax Rios, dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 99 unidades de Educação Infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio, sendo 11 novos CEIs só neste ano. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 151 Centros de Educação Infantil, mais 86 creches conveniadas, totalizando 237 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 137 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.

Homenagem

“Este CEI homenageia uma das personalidades mais queridas da cultura cearense. O Audifax foi um artista plástico, escritor, promotor da cultura e muito querido pela imprensa e pelos órgãos da Cultura. Certamente, com seu nome neste equipamento, haverá o estímulo aos professores e às crianças de terem curiosidade voltada à cultura do nosso Estado”, declarou Roberto Cláudio, em referência a Audifax Rios, que dá nome ao equipamento .

A família do homenageado compareceu à cerimônia e demonstrou gratidão diante da iniciativa. “Com muita alegria e satisfação, estamos vendo o nome dele aqui, neste equipamento tão importante. Só me resta agradecer ao prefeito Roberto Cláudio, em nome de toda a família, por esta homenagem tão singela e tão importante”, afirmou Aécio Holanda.