0

0

0

Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

FORTALEZA | Sede do Observatório de Fortaleza é inaugurada na Praça do Ferreira

 

prefeito Roberto Cláudio

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, nesta sexta-feira (08/12), a sede do Observatório de Fortaleza. A partir das diretrizes colaborativas propostas pelo plano Fortaleza 2040, o equipamento, instalado na Praça do Ferreira, facilitará o planejamento, a difusão e o acesso a políticas públicas da Capital, promovendo mais interação entre a sociedade e as ações da Prefeitura. O Observatório de Fortaleza, equipado com tecnologia de ponta, disponibiliza plataformas multimídia capazes de promover maior conhecimento sobre a Cidade e sobre as transformações pelas quais vem passando a partir de ações planejadas.

“Planejar a cidade de Fortaleza em médio e longo prazo é o objetivo do Fortaleza 2040, idealizado a partir da colaboração de cerca de 12 mil pessoas para estruturar visão de futuro em todas as áreas da Cidade, considerando questões que dizem respeito ao dia a dia do cidadão. Hoje, com a inauguração do Observatório, estamos dando mais um passo na importante construção da cidadania. O equipamento vai estar aqui, em uma das referências mais importantes de Fortaleza, abrindo os braços da Prefeitura, por meio do seu plano estratégico, para que o cidadão possa interagir, conhecer a Fortaleza de ontem, as transformações que ela sofreu, a Fortaleza atual, com tudo o que há de melhor e de pior, e, principalmente, a Fortaleza que todos nós queremos construir. Este é um espaço de aprendizado, de conhecimento e de interação. A gente quer que as pessoas, estudantes, professores, comerciários, trabalhadores, moradores de rua entrem, visitem esse espaço, critiquem e admirem a sua Cidade, deem a sua sugestão para que a cidadania floresça”, declarou o Prefeito.

Além da captação e da difusão de estudos relativos à Cidade, o Observatório de Fortaleza intensificará o estímulo à interação entre universidades, agências e institutos de pesquisa. Na oportunidade, foram firmados termos de cooperação entre diversas instituições do segmento. De acordo com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, a iniciativa, além de produzir subsídios a gestores públicos, será fator impulsionador da economia criativa e do diálogo permanente. “É muito saudável para a nossa Cidade, uma das maiores e mais dinâmicas do País, que seu crescimento esteja sendo pensado em bases sólidas, com uma instância criada e adequada para qualificar, da melhor maneira, a governança municipal. É igualmente digno de aplausos que essa instância se aproxime de universidades, institutos de pesquisas e laboratórios, buscando, a partir da troca de experiências, parcerias enriquecedoras”, avaliou.

Dentre as atividades previstas para o equipamento, está, ainda, a realização de oficinas, seminários, atividades voltadas a pastas governamentais, além de representações empresariais e sociais. “A ideia do Observatório é ser uma espécie de ponto estratégico de uma rede de conhecimentos sobre a Cidade, além de ser um lugar de debate, de encontro com líderes de bairros, empresários, gestores, jovens, grupos minoritários. A partir disso, surge uma ação participativa de um olhar sobre a Cidade”, completou a diretora do equipamento, Cláudia Leitão.

Segundo o superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, a partir do estreitamento de laços com a sociedade, as ações planejadas pela Prefeitura de Fortaleza deverão ser continuadas pelas próximas gestões. “Aqui, no Observatório, baterá o coração do Fortaleza 2040. Nosso objetivo também é apaixonar a população de Fortaleza para não deixar que o plano seja estancado, além de estimular para que outras gestões deem continuidade às suas diretrizes”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador do Ceará, Camilo Santana, parabenizou o fomento à participação democrática na Capital. “A iniciativa da Prefeitura está de parabéns por resgatar a cultura do planejamento em longo prazo. Hoje, a sociedade brasileira paga caro pela falta de planejamento, com a violência e com a desigualdade. O Fortaleza 2040 é o maior e melhor documento de planejamento de médio e longo prazo no País, contando com a participação da sociedade, ouvindo as pessoas. O Estado tem sido parceiro das ações da Prefeitura. Todas as nossas ações irão obedecer e seguir as orientações do plano Fortaleza 2040, agora enriquecido por este espaço moderno, que vai atrair pessoas, tecnologia e informação”, garantiu.

Exposição Fortaleza 2040

A cerimônia de inauguração foi marcada, também, pela abertura da exposição Fortaleza 2040, composta por 40 painéis que ficarão à mostra na Praça do Ferreira por uma semana para que a população possa ter acesso a mais informações sobre o planejamento estratégico para a Capital. Nos painéis, estão registradas informações sobre os planos que compõem o Fortaleza 2040, a visão de futuro, a metodologia de elaboração e o modelo de governança.

Premiação

Os estudantes vencedores do concurso que elegeu a logomarca para o Plano Fortaleza 2040 foram homenageados durante a solenidade. Além dos certificados atestando a premiação, a equipe composta por três universitários recebeu um prêmio de R$ 10 mil. Os critérios para a avaliação dos projetos habilitados foram: Originalidade e Estética; Comunicação e Pregnância; Coerência com o significado do Fortaleza 2040; Aplicabilidade e Flexibilidade; Equipe Multidisciplinar.

(Com informações da Prefeitura de Fortaleza)