Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Alunos da rede municipal participam da etapa regional do Ceará Científico

 

Doze trabalhos desenvolvidos por alunos e professores de 10 escolas municipais de Fortaleza participaram, durante esta quinta-feira (07/12), no Centro de Negócios do Sebrae, da etapa regional de seleção pro evento Ceará Científico, iniciativa do Governo do Estado do Ceará. Na ocasião, escolas localizadas na cidade de Fortaleza, entre municipais e estaduais, concorrem a 24 vagas em oito categorias para se apresentar no Evento Ceará Científico que reunirá escolas de todo o estado.

A professora Lidia Sousa, da Escola Municipal de Tempo Integral, desenvolveu junto a dois alunos o projeto “Poesia Matemática” que já foi destaque na VII Feira de Ciência, Cultura e Arte de Fortaleza. Para além de representar as escolas públicas de Fortaleza e se destacar nesses eventos científicos, a docente ressalta que esses trabalhos exitosos trazem muitos benefícios para a educação dos jovens.

“À medida que a gente vai crescendo como profissional, nosso campo de visão para o ensino vai ficando maior. Então decidi ligar a disciplina de matemática com a poesia e outras artes, aptidões e gostos que percebi nos alunos. Coloquei a matemática como conteúdo nas atividades que eles já gostavam de fazer e rendeu esse trabalho interdisciplinar”, explicou Lidia.

As alunas Raquel de Sousa e Elaine Fernandes, da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Álvaro Costa, mostram em seu trabalho como a nossa vivência escolar pode render bons objetos de estudo. O fato de haver quatro pares de alunos gêmeos na unidade escolar motivou as alunas e o professor a fazerem um estudo sobre genética. “Essa pesquisa surgiu da curiosidade de estudar o DNA e as impressões digitais de nossos colegas gêmeos. Nós aprendemos muito sobre genética e DNA humanos. E agora estamos multiplicando esse conteúdo”, explicou Elaine.

Todos os trabalhos das escolas municipais de Fortaleza concorrem na categoria Pesquisa Júnior, na qual três trabalhos serão selecionados para se apresentarem na etapa estadual. Como explica o orientador da célula de formação, programas e projetos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Otávio Sobreira, há três anos o Governo do Estado está trabalhando de forma diferenciada e abraçando os projetos da Prefeitura de Fortaleza no ensino fundamental. “Estamos aqui trabalhando com projetos que evidenciem os trabalhos científicos desenvolvidos nas escolas e o protagonismo estudantil nas escolas públicas”, destacou.

O evento Ceará Científico que reunirá trabalhos escolares de todo o estado já acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

Confira a galeria com imagens dos alunos no Ceará Científico - Etapa Regional (Sefor).