Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME encerra curso de formação para diretores em comunidade de aprendizagem de 2017

 
 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) finalizou, nesta terça-feira (5/12), o último módulo do Curso de Formação de Diretores em Comunidade de Aprendizagem de 2017. Na ocasião, foram destacadas a importância das ações em 2017 e a perspectiva do plano de ação para o ano letivo de 2018.
 
O evento foi realizado na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e contou com a participação de 70 gestores das escolas municipais de Fortaleza e 10 técnicos em educação.
 
Comunidade de Aprendizagem
 
A concepção da aprendizagem dialógica presente no Comunidade de Aprendizagem, como uma proposta de transformação das atuações pedagógicas, corrobora com a aquisição do conhecimento científico e consolidação do processo de aprendizagem na comunidade escolar, onde todos os atores envolvidos são potencialmente protagonistas de suas ações.

As Comunidades de Aprendizagem se fundamentam na transformação do contexto educativo realizada no seio da instituição escolar, em conjunto com familiares e estudantes numa relação dialética do homem com a natureza. Tem como princípio a democratização e o diálogo, objetivando uma educação de qualidade para todos, busca o consenso nas decisões, baseia-se na participação de toda a comunidade em todos os espaços e em todas as atividades que acontecem na escola. Prima pela permanente busca do êxito, ampliando o tempo de aprendizagem e criando novos espaços para estudo fora do horário letivo; abre espaço para formação dos familiares, conforme a comunidade necessita. As mudanças que acontecem na escola chegam às casas do aluno e transformam o entorno.