0

0

0

Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Encerramento das atividades letivas do Pró-Técnico em 2017 conta com relatos de sucesso de ex-alunos

 

A solenidade de encerramento das atividades letivas do Pró-Técnico em 2017 reuniu na tarde desta quarta-feira (06/12), no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa, os alunos da rede municipal de ensino que fazem parte do programa.

Para relatar aos estudantes sobre o impacto do Pró-Técnico nos desafios acadêmicos futuros, o ex-aluno Luidhy Santana participou da solenidade e comentou sobre sua trajetória de estudos que o levou até o trabalho na Nasa. “Vocês tem que acreditar e insistir que os sonhos de vocês podem ser reais. E o Pró-Técnico foi muito importante nessa conquista. Me ajudou bastante a amadurecer e no que escolher”, disse Luidhy aos estudantes presentes.

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, agradeceu o empenho de todos na educação e futuro dos jovens e renovou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza na educação integral dos estudantes da rede. “Muito obrigada a todos que diariamente trabalham pela plena execução desse projeto, especialmente os coordenadores dos polos. Continuaremos buscando alternativas para atender ainda mais alunos nessas iniciativas”, disse a gestora.

A cerimônia contou ainda com a presença dos estagiários da Universidade Federal do Ceará (UFC) que atuam no programa; o pró-reitor de extensão e coordenador de extensão da Agência de Estágio da UFC, Rogério Teixeira; técnicos da Secretaria Municipal da Educação (SME) e gestores das escolas de Fortaleza.

Durante o evento, a secretária Dalila homenageou os coordenadores dos nove polos do Pró-Técnico entregando-os uma medalha de agradecimento. Também foram agraciadas com a medalha a Professora Mariléia de Oliveira, pelo tempo de serviço dedicado ao programa, e a Coordenadora do Pró-Técnico na SME, Yáskara Silveira.

Alunos do Pró-Técnico fizeram apresentações artísticas na abertura e encerramento da solenidade: o aluno Ravel Messias, do polo Luciano Carneiro, apresentou uma versão de Hallelujah ao violino; os professores Phillippe Magalhães e Priscila Holanda acompanhados dos alunos do polo Casimiro Montenegro apresentaram uma paródia da música “Não quero dinheiro, eu só quero amar” mostrando técnicas de como transmitir de forma descontraída as fórmulas matemáticas aos alunos.

Ao final do evento, o aluno Luanderson Farias, do polo Jardim Guanabara, cantou a música “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos; os alunos do polo Luciano Carneiro cantaram junto aos demais a música “Tempo Perdido”; a aluna Natália Morais, do polo Praia do Futuro ensinou aos alunos passos de dança com a música Despacito; e, para concluir, alunos do polo João XXIII fizeram uma apresentação cultural de carimbó.

Durante o ano letivo de 2017, no contraturno escolar, cerca de 1.600 jovens participaram de atividades de reforço, agregando disciplinas curriculares e a formação do Projeto de Vida. O programa fortalece a política de ampliação da jornada escolar, permitindo que os alunos permaneçam o dia todo na escola, com a garantia de três refeições diárias e transporte. 

Programa

O Pró-Técnico é mais uma alternativa de estudos sistemáticos de reforço escolar, complementação dos estudos e de avanços nas diversas disciplinas do currículo escolar dos jovens do 9º ano. O programa vem transformando a vida dos alunos ao ingressarem no ensino médio e/ou técnico integrado e profissionalizante, tanto nos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), como nos demais da Rede Estadual, entre outros da iniciativa particular e/ou comunitária.