Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

4 de dezembro – Dia do Orientador Educacional

 

4 de dezembro – Dia do Orientador Educacional

“Orientador Educacional: o educador que acolhe almas, fortalece vínculos e une corações”

A SME parabeniza a todos os Orientadores Educacionais pela passagem do seu dia, 4 de dezembro, e agradece pelo trabalho de extrema relevância que desenvolvem nas escolas municipais.

Fortaleza conta, hoje, com 149 Orientadores Educacionais. Destes, 83 exercem esta função nas escolas municipais. Os demais, assumem funções técnicas, coordenação pedagógica ou a gestão escolar. Desde 2015, a Célula de Mediação Social e Cultura de Paz vem ofertando aos Orientadores Educacionais formações nas temáticas da Mediação de Conflitos, da Justiça Restaurativa, das Habilidades Socioemocionais e da Cultura de Paz, o que vem possibilitando o fortalecimento do grupo através da troca de experiências, do aprendizado de ferramentas que contribuem significativamente para o exercício de sua prática e das vivências reflexivas que promovem o autoconhecimento e a educação emocional dos Orientadores.

O papel desenvolvido por este profissional traz benefícios diretos para a melhoria da aprendizagem dos alunos e para o aperfeiçoamento das relações interpessoais vivenciadas nas escolas. Além de zelar pelo crescimento cognitivo dos estudantes, ele também cuida das emoções das pessoas, restaura vínculos, alivia dores, acalma angústias e preocupações, ensinando, por meio da escuta e do acolhimento, que o ser humano é sempre capaz de se transformar em alguém melhor, desde que se sinta compreendido, amado e estimulado a dar o seu melhor.