Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura de Fortaleza lança #PartiuEnsinoMédio para alunos do 9ª ano da rede municipal

 

A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), na manhã desta segunda-feira (4/12), o #PartiuEnsinoMédio, iniciativa que foca na preparação dos estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos para garantir a conclusão do Ensino Fundamental e a continuidade da vida escolar. O evento de lançamento ocorreu no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), com a participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha, alunos, professores, gestores escolares e parceiros do projeto.

O #PartiuEnsinoMédio vai integrar o projeto Aprender Mais, criado neste ano com o objetivo de consolidar a aprendizagem dos alunos. Para 2018, uma das novidades será o curso para os alunos da rede municipal sobre "As vantagens de permanecer na escola", que será realizado nas unidades escolares para motivar os estudantes a continuarem seus estudos. Essa ação vai ocorrer por meio da parceria entre a SME e a Junior Achievement Ceará, que vão promover formações de professores e coordenadores.

Outra novidade é a ação #EuNoIFCE, com foco na preparação dos alunos para ingressarem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio da mobilização para que os alunos obtenham os documentos necessários para a inscrição, além de outras atividades.

A secretária Dalila Saldanha destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede municipal de ensino e das parcerias firmadas para a realização do projeto. “Estamos com foco na aprendizagem dos estudantes do 9º ano e empenhados em oferecer todas as oportunidades para consolidar esse conhecimento”, afirmou.

Durante a solenidade, os estudantes acompanharam a apresentação do coordenador da CODEA - Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Rogers Mendes, sobre “As oportunidades educacionais no Ensino Médio”, e do presidente do Conselho Diretor da Júnior Achievement, Igor Queiroz, parceiro do projeto Aprender Mais, sobre o programa “As vantagens de permanecer na escola”. 

O momento também foi marcado por depoimentos de alunos do IFCE e pela fala da diretora de ensino do instituto, Lucimar Maranhão, que destacou os cursos e oportunidades que a entidade oferece aos alunos.

Cerca de 800 alunos de escolas municipais participaram do evento, que na abertura contou com a apresentação da banda de música da Escola Zaíra Gondim. A solenidade também foi marcada pelo reconhecimento e agradecimento da SME, com a entrega de placas de homenagem, aos professores da rede municipal e outros profissionais que contribuíram para a realização do projeto Aprender Mais neste ano.

Para o aluno do 9º ano da Escola Guiomar da Silva Almeida, José Guilherme Pereira, os aulões do projeto Aprender Mais contribuíram para a revisão de conteúdos e aprimoramento de interpretação das questões. “Hoje eu leio e releio cada questão, para não cometer nenhum erro ao interpretá-las e, consequentemente, perder ponto”, ressaltou Guilherme.

Aprender Mais

O “Aprender Mais” é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da SME, com atenção aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Lançado em 2017, o projeto concentrou as atividades nos meses de novembro e dezembro, com os objetivos de promover a motivação dos alunos e a integração entre as escolas, visando o sucesso dos estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza.

O projeto busca a consolidação dos conteúdos de Português e Matemática, com a realização de aulões, aplicação de simulados, além de palestras motivacionais e programações especiais com música, dança, teatro, ginástica, entre outras ações. As ações têm como foco a melhor preparação dos alunos para o Ensino Médio, para avaliações externas, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), e para o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).