Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil Jornalista Neno Cavalcante

 

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na noite desta quarta-feira (22/11), o Centro de Educação Infantil (CEI) Jornalista Neno Cavalcante. O equipamento, instalado no Conjunto Ceará, contemplará até 200 crianças de 1 a 5 anos de idade, ampliando a assistência socioeducacional na Regional V.

Implantado em área total de 3.401,02 m², o novo CEI conta com 954,71 m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por oito salas de aula com banheiros adaptados, sala de professores, coordenação, secretaria, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, lactário e fraldário.

A unidade, oriunda do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), possui, ainda, área de lazer equipada com playground, além de brinquedoteca, que amplia possibilidades de aprendizagem por meio de atividades desenvolvidas em sala multiuso. Para tanto, foram investidos R$ 2.087.262,74, dos quais R$ 427.172,85 foram provenientes de recursos municipais. As atividades letivas serão iniciadas a partir do início do próximo ano.

"Este novo CEI, inaugurado no Conjunto Ceará, funcionará da seguinte forma: as atividades da creche serão realizadas em tempo integral, contemplando crianças de zero a três anos, que vão fazer cinco refeições por dia, passar o dia inteiro aqui, protegidas, aprendendo e dando a oportunidade para a mãe e para o pai trabalharem. Aqui, funcionará, também, a pré-escola em dois turnos, de manhã e de tarde, para crianças de até cinco anos”, informou o Prefeito, adiantando, ainda, novas intervenções previstas para o bairro.

“É importante registrar que, só aqui no Conjunto Ceará, como este, a gente vai entregar outros dois equipamentos similares até o início do próximo ano letivo, ampliando o número de vagas de creche e de pré-escola para a comunidade e todo o seu entorno. Temos, também em obra, uma Escola em Tempo Integral para inaugurar até o segundo semestre de 2018, também aqui no bairro. Esses são investimentos muito importantes na educação da Regional V”, concluiu o Gestor, garantindo que o início do ano letivo de 2018 será marcado pela universalização do acesso à pré-escola em Fortaleza.

A titular da Secretaria Municipal da Educação, Dalila Saldanha, comemorou a implantação do 10º Centro de Educação Infantil inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza em 2017, destacando os avanços da gestão. “A política de educação infantil é uma prioridade do prefeito Roberto Cláudio desde o seu primeiro mandato. A gente tem investido em equipamentos, na expansão de matrículas, na valorização do professor e na construção de uma proposta pedagógica que dialogue com as necessidades das crianças de 1 a 5 anos, com foco no desenvolvimento integral. Hoje, nós estamos comemorando o décimo Centro de Educação Infantil entregue somente neste ano, que representam mais de mil vagas. Recentemente, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação publicou resolução que financia novos equipamentos no País. Fortaleza está em destaque nessa perspectiva. Isso representa o esforço da Prefeitura de Fortaleza, com foco na educação infantil, desde a primeira infância”, ressaltou.

Durante a cerimônia de inauguração do CEI Jornalista Neno Cavalcante, que contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Mosiah Torgan; do coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais, Renato Lima; além de vereadores, deputados e outros secretários municipais, a população não escondeu a alegria.

Rosângela Sales, moradora do entorno, comemorou o novo equipamento onde, a partir do início do ano letivo de 2018, estudarão seus filhos e sobrinhos. "Eu achei a infraestrutura desse espaço muito linda. Realmente, muito boa. E, como mãe e como tia, eu já visitei as salas de aula, a cozinha, o refeitório, o banheiro, e tudo é de primeiro mundo. O Prefeito está de parabéns", avaliou.

Dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, com a inauguração do CEI Jornalista Neno Cavalcante, a Prefeitura de Fortaleza chega a 98 unidades de educação infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio, sendo dez novas só neste ano. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 150 Centros de Educação Infantil, mais 86 creches conveniadas, totalizando 236 equipamentos. Além disso, Fortaleza também possui 137 escolas municipais com turmas de pré-escola.