Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Dia da Consciência Negra é celebrado com programação especial nas escolas

 

Escolas municipais de Fortaleza celebraram nesta semana o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), com atividades especiais em alusão à data. Entre os equipamentos estão as escolas municipais Conceição Mourão, no bairro Granja Portugal, e José de Alencar, no Jardim Iracema.

Na Conceição Mourão, a programação foi elaborada por alunos e professores e incluiu apresentações culturais como: dança, desfile, capoeira, exposição de trabalhos sobre o tema e degustação de comidas típicas da cultura Afro-Brasileira. 

Na José de Alencar, desde 2013, é desenvolvido o projeto Consciência Negra pela professora de história Sandra Dantas. Para este ano, as atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra envolveram os alunos dos três turnos escolares, com a exposição "Um olhar para a África", que mostra o continente africano desde os problemas sociais, a beleza geográfica e suas personalidades históricas como Nelson Mandela. Houve também uma reflexão política e econômica sobre a má distribuição de renda e a fome na África Subsaariana. 

Os alunos trabalharam durante um mês nas aulas de história a discussão do tema e foram construindo artesanalmente as maquetes para exposição. Os estudante participaram ainda do "Quadro Vivo" que representou a fome na África Subsaariana. A Cultura africana foi retratada nas danças como o Kuduro e Fanana, e no desfile de modelos africanos com suas vestimentas típicas e na gastronomia local.

Escola Municipal Conceição Mourão:
 
  
 


 



Escola Municipal José de Alencar: