0

0

0

Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Palestras com especialistas marcam o segundo dia do Salão Outubro Docente

 
  
 
As palestras com especialistas na área da Educação marcaram o segundo dia do Salão Outubro Docente, nesta terça-feira (31/10). Além das exposições dos trabalhos dos professores, o público do evento participou de conferências sobre temas importantes para a comunidade escolar.
 
No período da manhã, a diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna, Ana Maia, realizou a abertura do Seminário "Educação Integral e as Competências Socioemocionais", que iniciou com a palestra do professor Ricardo Paes de Barros, também da instituição. O tema inicial foi "Desenvolvimento na Infância Média". Para o especialista, a idade entre 7 e 12 anos é ideal para desenvolver a alfabetização das crianças, pois é uma etapa de maior consciência sobre eles e os outros. "Os pensamentos são mais complexos, há uma explosão cognitiva e de relacionamentos nessa fase", enfatizou.
 
Dentro da temática, o consultor em Educação do Rio de Janeiro, Antônio Neto, também palestrou sobre o "Desenvolvimento de uma política de Educação Integral"; o coordenador de Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Rogers Mendes, apresentou o tema "Perspectivas para uma Educação Integral", e a diretora da Escola Estadual de Tempo Integral Fernandes Távora, Ana Lúcia Vieira, trouxe relatos de experiências exitosas na unidade escolar. Para encerrar o Seminário, o diretor da Escola Municipal de Tempo Integral José Carvalho, Alex Viana, expôs o tema "O Poder da Afetividade".

Saúde vocal e socioemocional
Durante a tarde, o Salão promoveu as duas últimas palestras do ciclo. A professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Cristina Praça, abordou a saúde vocal e a parceria entre a universidade, SME e o Instituto de Previdência Municipal (IPM), que resultará numa política de cuidados com a voz dos docentes da rede municipal. "Já fizemos um diagnóstico da saúde vocal dos professores em pesquisa acadêmica. E, a partir disso, nasceram ideias que hoje foram consolidadas num aplicativo, o 'VoiceGuard', e em um curso EAD, ferramentas de promoção da saúde vocal amparadas por tecnologias", explicou a profissional.

Na sequência, a professora Isabel Bellaguarda, do Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR), palestrou sobre a Psicomotricidade Relacional e os cuidados com a saúde socioemocional. Para a profissional, é necessário despertar a atenção com a saúde emocional nessa sociedade pós-moderna. “Defendemos que, na educação, é muito importante que haja investimento na saúde emocional e social, tanto dos professores como dos alunos, e nós estamos buscando ferramentas para isso. Aqui em Fortaleza, já temos um bom trabalho bem encaminhado nesse aspecto”, destacou.
 
A secretária da Educação, Dalila Saldanha, acompanhou as palestras e ressaltou a importância dos temas. "São assuntos de extrema importância para a Educação. A troca de experiências e o conhecimento são essenciais para continuarmos avançando", frisou.  
 
Outubro Docente
O Salão Outubro Docente, realizada nos dias 30 e 31 de outubro, encerrou a programação do Mês do Professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, que incluiu atividades de cultura, incentivo à pesquisa, seminários, realização do Projeto Professor Autor, show cultural e a festa de premiação das escolas que se destacaram no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).