Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel é inaugurada no Conjunto Ceará

 

prefeito roberto cláudio

O prefeito Roberto Cláudio, em articulação com o Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), entregou, nesta terça-feira (24/10), a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel. O equipamento, instalado no bairro Conjunto Ceará, oferecerá ao público infantil estrutura física e acervo composto por 4 mil livros, cujo processo de aquisição está a cargo da Secultfor.

"A leitura é um dos caminhos mais importantes de abertura para um mundo de conhecimento, de curiosidade, de aprendizagem para nossas crianças. Quanto mais oportunidades comunitárias a gente abrir para o estímulo da leitura, mais a gente está abrindo para o mundo da cultura, das artes, do conhecimento. Quando isso é realizado em áreas mais vulneráveis, esse tipo de ação cumpre mais de um papel. Um papel cultural, educacional e social. Uma biblioteca comunitária como esta dá oportunidade para crianças e jovens saírem das ruas, recebendo oportunidades alternativas de inclusão pelo conhecimento e pela cultura", declarou o Prefeito.

A infraestrutura da biblioteca, composta por sala multiuso, brinquedoteca, jardim com parque infantil, banheiros acessíveis e copa, além de telecentro equipado com cinco computadores para livre acesso, é fruto de parceria entre a Secultfor, a Secretaria Regional V, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).

"Graças à união de esforços de toda essa equipe, hoje, estamos conseguindo entregar este equipamento. Nosso objetivo é, cada vez mais, trazer esses espaços para a periferia de Fortaleza. É muito importante ver essas realizações, que têm muito impacto para a população", considerou a secretária municipal da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, a iniciativa fomentará o estímulo à diversidade cognitiva por meio da leitura. “A biblioteca é um espaço de magia e de encantamento. E acredito que este equipamento, voltado ao público infantil, seja uma das iniciativas pioneiras em Fortaleza e no Brasil. O poder público demonstra o seu compromisso de incentivo ao livro, à leitura e a esse universo lúdico das crianças. Neste momento, nós estamos ajudando a ampliar a esfera de conhecimentos e a realizar sonhos das crianças do Conjunto Ceará através da literatura”, destacou, adiantando que, em breve, uma nova biblioteca infantil será inaugurada no bairro Autran Nunes.

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra ressaltou a importância de atividades que, por meio do vínculo familiar, fortaleçam a aprendizagem e a formação intelectual. “Esta é uma grande oportunidade. A biblioteca está linda, conta com 4 mil livros e a gente tem que estimular a leitura todos os dias. É muito importante que uma mãe, enquanto seu filho não sabe ler, leia livros para ele para que a criança se interesse no futuro e possa ter o prazer de explorar a leitura. Isso é fundamental para o desenvolvimento da criança”, disse.

A artesã Cristina Aragão, avó do pequeno Gustavo, de 2 anos, aprovou a iniciativa. "Esta biblioteca caiu do céu, principalmente, para as crianças, que vão crescer vendo coisas boas, mas também para as famílias. Minha filha trabalha de manhã e estuda à tarde. Todo esse tempo, que eu passo com meu neto, será preenchido aqui. Já vi o livro ‘O Pequeno Príncipe’, vou ler para ele e me engajar em todas as atividades", afirmou.

O secretário da Regional V, Ronaldo Nogueira, comemorou a implantação do equipamento, que funcionará, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, destacando as melhorias que vêm sendo instaladas na região no âmbito da educação e da cultura. “Nós estamos trabalhando para a população de Fortaleza. Para além das escolas e creches inauguradas aqui na Regional, estamos entregando essa biblioteca infantil. Essa é uma forma ampla e dinâmica de o Município ver as crianças e a formação dos futuros adultos de forma integral”, finalizou.

Homenagem
Maria Herbênia Gurgel Costa nasceu na cidade de Acopiara, em 17 de setembro de 1957. Casou em 1981 e teve duas filhas. No mesmo ano de seu casamento, formou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou como bibliotecária na Bolsa de Valores entre 1983 e 2009, assumindo a diretoria da Biblioteca Municipal Dolor Barreira em 2009. Foi presidente do Conselho de Biblioteconomia do Ceará de 2012 a 2014. Herbênia Gurgel faleceu em 03 de abril de 2017, em Fortaleza.

"Em nome da família, a gente só tem a agradecer. Primeiramente, a Deus, ao Prefeito e ao pessoal da Secultfor, que reconheceu o trabalho da minha mãe. A gente via a luta dela, as dificuldades do dia a dia, às quais ela não cedia e não desistia. A dedicação que ela tinha com a profissão, com os livros, com a Biblioteconomia era algo gratificante de se ver, inspirador, de fato. Estamos muito felizes com essa homenagem. A gente sabe que, na biblioteca infantil, é um dos lugares onde se começa todo o aprendizado, o amor pela leitura e pelo conhecimento. É um mundo onde as crianças podem mergulhar e começar a construir um grande futuro", declarou a filha da homenageada, Isabela Gurgel.