Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Quarta edição do Papo de Futuro reúne grêmios estudantis do Distrito 3

 

O quarto encontro do "Papo de Futuro", realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), promoveu o encontro dos alunos gremistas do Distrito de Educação 3 com a secretária Dalila Saldanha, na manhã desta segunda-feira (16/10), no jardim da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). O momento oportunizou o compartilhamento de ideias, a discussão de estratégias para a melhoria do ambiente escolar e, principalmente, o protagonismo estudantil. 

Participaram os alunos das seguintes unidades: Escola de Tempo Integral (ETI) Prof. Joaquim Francisco, ETI Maria do Socorro Alves Carneiro, Escola Municipal Monsenhor Linhares, EM 11 de Agosto, EM São José, EM Nilson Holanda, EM Alcides Pinto e EM Joaquim Nogueira. 

A aluna Aurissol Santos Azevedo, do 8º ano, é diretora do grêmio da Escola Municipal Monsenhor Linhares e destaca a importância do espírito coletivo. "As reuniões nos encorajam a olhar para nossa escola de maneira mais séria e também atraente a fim de desenvolvermos, em nós, o fortalecimento do espírito coletivo. Em nossa escola o ambiente é maravilhoso, porque temos isso, apesar das limitações, usamos nossa força em conjunto para driblar os desafios e criar soluções criativas, o que acaba nos educando para a vida ainda mais", explicou.
 

A troca de ideias entre os estudantes e a gestão fortalece o vínculo proposto pela rede municipal em prol da educação de qualidade. É o que reforça o técnico da Célula de Incentivo e Acompanhamento do Controle Social, Geraldo Magela. "A experiência do "Papo de Futuro" traz pra gente, por meio da voz e dos sonhos deles, o nosso desejo de desempenhar ainda melhor o papel de gestor público da educação. Ver isso ensina a gente a ser mais pessoa, mais gestor, mais sonhador”, concluiu. 

O objetivo central do "Papo de Futuro" é incentivar a participação política dos estudantes, proporcionando uma maior aproximação e diálogo com o sistema público de ensino e exercitando o protagonismo juvenil. Como meta, a SME pretende melhor atender às expectativas e anseios dos estudantes da rede pública municipal.
 
As demandas propostas pelos estudantes foram registradas pela secretária. A iniciativa faz parte da agenda permanente da titular da SME, que irá dialogar com todos os estudantes gremistas das escolas de gerenciamento dos seis Distritos de Educação de Fortaleza. Nas três primeiras edições, o Papo de Futuro já reuniu os grêmios dos distritos 4, 5 e 6.