Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil no Dendê

 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (13/10), o Centro de Educação Infantil (CEI) Augusto Pontes, no bairro Dendê (Regional IV). O equipamento, que vai beneficiar 230 crianças de 1 a 5 anos, faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e teve investimento total de R$ 2.480.003,22, sendo R$ 611.587,61 oriundos do Município. O terreno para construção da unidade foi cedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

"A nossa proposta pedagógica é cuidar do desenvolvimento da criança desde o primeiro ano de vida. Por isso estamos com uma parceria com a Uece, que além de nos doar o terreno, vai trabalhar conosco na questão pedagógica e nutricional porque são cursos muito bem avaliados na Universidade Estadual do Ceará", explicou a secretária da Educação.

Durante a inauguração da Creche, o Prefeito entregou, de forma simbólica, o material escolar das crianças. Para a dona de casa Aparecida de Araújo, dois sonhos se realizam na próxima segunda-feira, primeiro dia de aula do filho João Pedro de dois anos. "Ele já está adaptado aqui, brincando com tudo. Estou encantada com essa escola, nem acredito que meu filho será aluno daqui. É ele entrando na escola e eu procurando um emprego porque desde que ele nasceu, não tive chances de trabalhar porque eu não tinha com quem deixar".

A escola vai atender em tempo integral as crianças de 1 a 3 anos com cinco refeições por dia e, em dois turnos (manhã e tarde), os alunos de 3 a 5 anos. Até o fim do ano, com a inauguração de novos equipamentos, a atual gestão terá aberto, em apenas um ano, mais de 4.800 vagas na Rede Municipal de Ensino. O compromisso do Prefeito era abrir 6 mil vagas em 4 anos.

"A matrícula não é apenas número. É a construção de um longo caminho de mudanças na vida dessas crianças que vivem numa situação de vulnerabilidade social. Dentro de uma escola como essa, a criança vai ter um processo de alfabetização muito mais tranquilo e vai desenvolver virtudes pessoais, com auto estima e controle emocional para viver uma vida jovem e adulta com muito mais tranquilidade na alma e na cabeça", destacou Roberto Cláudio.

A creche possui área total de 2.400m², com 1.514,30m² de área construída, e dispõe de dez salas de aula com banheiros adaptados, secretaria/coordenação, sala de professores, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, entre outros espaços. O projeto contempla ainda brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium.

Com a inauguração do CEI Augusto Pontes, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 97 unidades de Educação Infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio, sendo nove novos CEIs só neste ano. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 149 Centros de Educação Infantil, mais 86 creches conveniadas, totalizando 235 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 137 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.