Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito e secretária Dalila recebem representantes do Google para discutir ampliação do uso de tecnologias educacionais em Fortaleza

 

O prefeito Roberto Cláudio se reuniu, na tarde desta sexta-feira (06/10), no Paço Municipal, com o diretor do Google for Education no Brasil, Alexandre Campos, para discutir a ampliação dos usos das tecnologias Google na rede municipal de ensino. O encontro teve a participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha, do coordenador de Juventude, Júlio Brizzi, e do Presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo.

Uma das Escolas de Tempo Integral de Fortaleza, a ETI Nossa Senhora de Fátima, já faz uso de softwares e hardwares em uma sala de inovação educacional que dispõe de chromebooks, lousa multitouch e impressora 3D próprios. Fortaleza foi a primeira capital brasileira a utilizar essa tecnologia voltada para a educação, favorecendo o maior aprendizado nas aulas.

Para o prefeito Roberto Cláudio, é positiva a dinamização da Educação com tecnologias portáteis construídas para o ensino, e que podem ser usadas em equipamentos que já são do uso de crianças e jovens. “Já temos uma boa experiência com os equipamentos oferecidos pelo Google for Education em uma das escolas municipais de tempo integral e queremos ampliar o acesso a esses conteúdos digitais por parte de alunos e professores”, explica.

A ETI Nossa Senhora de Fátima é referência em Fortaleza em projetos de robótica, resultados possíveis com aporte tecnológico para pesquisa e produção de materiais. “Nosso objetivo é que o professor e o aluno possam ser ainda mais protagonistas do conhecimento, tendo em uma única sala todo o apoio que a tecnologia possa oferecer”, destaca a secretária da Educação, Dalila Saldanha.

O diretor do Google for Education no Brasil, Alexandre Campos, acredita no potencial de Fortaleza como um exemplo nacional de educação tecnológica. “É com grande felicidade que vemos o projeto já implantado na escola Nossa Senhora de Fátima, que está atraindo os alunos pra escola e unindo-os aos professores por meio de gestão de atividades no ambiente digital e contribuindo para melhoria da educação”, avalia.

A Secretaria da Educação de Fortaleza realizará um estudo na rede municipal de ensino e apresentará um levantamento de recursos necessários para a implantação dos laboratórios. A intenção é iniciar essa ampliação da parceria no início do ano letivo de 2018.