Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio e secretária Dalila inauguram CEI Professora Luiza de Teodoro Vieira

 

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, inauguraram, nesta quinta-feira (05/10), o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Luiza de Teodoro Vieira. O equipamento, instalado no bairro Ancuri (Regional VI), irá contemplar até 230 crianças de 1 a 5 anos de idade, beneficiando famílias do Residencial Alameda das Palmeiras. A nova unidade ampliará a assistência socioeducacional na região, reforçando as atividades já desenvolvidas pelo CEI Professor José Teodoro Soares, entregue, no último dia 25 de setembro, pela Prefeitura de Fortaleza.


"Ao lado do Centro de Educação Infantil José Teodoro Soares, esta é a segunda unidade entregue aos moradores do Conjunto Habitacional Alameda das Palmeiras, também construído e entregue pela Prefeitura de Fortaleza. Os dois equipamentos de educação totalizam 460 vagas e funcionam como creche em tempo integral e pré-escola, com cinco refeições por dia, material escolar de primeira, professores concursados e tudo o que uma boa escola tem para dar qualidade de vida para a comunidade", informou o Prefeito.

Implantado em área total de 2.800m², o novo CEI conta com 1.514,30m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por dez salas de aula com banheiros adaptados, sala de professores, coordenação, secretaria, cozinha, refeitório, lavanderia, lactário e fraldário. A unidade, oriunda do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), possui, ainda, área de lazer equipada com playground e solarium, além de brinquedoteca, que amplia possibilidades de aprendizagem por meio de atividades desenvolvidas em sala multiuso. Para tanto, foram investidos R$ 2.785.081,41, dos quais R$ 916.665,80 foram provenientes de recursos municipais.

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, comemorou a conquista da eliminação da fila de espera por vagas em creche para as 2.500 famílias do entorno. "Com muita alegria, estamos cumprindo este compromisso. A política de educação infantil em Fortaleza é nossa prioridade. Na primeira gestão do prefeito Roberto Claudio foram abertas, ao todo, mais de oito mil vagas. Nesta gestão, está pactuado o compromisso de se abrir mais seis mil, das quais cinco mil estarão consolidadas até o fim deste ano", garantiu.

A dona de casa Yakima Sarita, mãe da pequena Samanta Érica, de 3 anos, elogiou os esforços da Prefeitura de Fortaleza voltados à Educação Infantil. "Minha filha está radiante com essa nova creche. Tenho certeza de que ela vai se adaptar muito bem e aprender as lições, fazendo muitas amizades", disse.

Dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, com a inauguração do CEI Professora Luiza de Teodoro Vieira, a Prefeitura de Fortaleza chega a 96 unidades de educação infantil entregues à população na gestão Roberto Cláudio, sendo oito novas só neste ano. Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 148 Centros de Educação Infantil, mais 86 creches conveniadas, totalizando 234 equipamentos atendendo às famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 137 escolas municipais com turmas de pré-escola.