Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Outubro Docente promove mês de atividades para professores da rede municipal de Fortaleza

 
 
O Mês do Professor será celebrado na rede municipal de ensino com um conjunto de atividades envolvendo cultura, incentivo à pesquisa, seminários, mesas redondas, além de investimentos na formação. Estas ações fazem parte do “Outubro Docente”, que foi lançado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação, nesta segunda-feira (02/10), no Cineteatro São Luiz, com a presença da secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.
 
Durante a solenidade, também foi lançado o projeto “Professor Autor: Fazendo História... Trocando Figurinhas”, com objetivo de reconhecer o desempenho docente comprometido com o sucesso dos educandos, por meio do incentivo à produção escrita com relatos de práticas docentes consideradas bem-sucedidas pelo próprio professor. As inscrições seguem até o próximo dia 16 de outubro. Clique aqui e saiba como fazer a inscrição.
 
A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, reconhece a importância de celebrar o professor e evidenciar as conquistas obtidas pelo trabalho desses profissionais. “Temos que destacar tudo aquilo que faz a educação de Fortaleza evoluir, valorizando a formação dos professores, incentivando o exercício da pesquisa e troca de experiências desenvolvidas nas escolas”, destaca.
 
Festa do Pemed
Para o mês de outubro, está prevista, ainda, a festa da premiação do Programa de Excelência em Desempenho (Pemed), no dia 23, quando serão premiadas as escolas com melhores resultados no Spaece no 2º e 5º ano. As unidades recebem placa e prêmio em recursos financeiros. Os professores também são reconhecidos com certificado e elogio no Diário Oficial, que conta como progressão na carreira.
 
Salão Outubro Docente
A SME vai realizar, nos dias 30 e 31, o Salão Outubro Docente, com a exposição das práticas docentes selecionadas no projeto “Professor Autor”; a mostra dos materiais didáticos e tecnológicos utilizados pelos professores autores em sala de aula, e a Conferência Magna sobre “O Século XXI e a Escola Necessária”. O evento será na Unipace.
 
Formação
Dentro da política da Prefeitura de Fortaleza de formação e valorização dos profissionais da educação, outras ações também previstas para este mês são a inauguração da Sala do Professor na Escola Municipal Professora Lireda Facó - primeiro projeto arquitetônico do programa de requalificação dos espaços da sala do professor; e visita à obra da Academia do Professor, centro de formação e assistência aos profissionais da rede municipal em Fortaleza, com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2018.
 
Mesa redonda
O lançamento do Outubro Docente no Cineteatro São Luiz também promoveu a mesa redonda sobre “A prática docente com foco no sucesso do educando”, com participação do secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e de três professores da rede de ensino municipal de Fortaleza: Alex Viana (professor diretor da Escola de Tempo Integral José Carvalho); Renata Facó (professora do Centro de Educação Infantil Presidente Médici) e Lindauro da Costa Pereira Júnior (professor da Escola Municipal Monsenhor Linhares), com a mediação da professora Lindalva Pereira Carmo, assessora técnica da SME.