Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio e secretária Dalila inauguram CEI Professor José Teodoro Soares

 

prefeito roberto cláudio abraça duas crianças na sala de uma creche


O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado do ex-governador do Ceará, Cid Gomes, e da secretária da Educação, Dalila Saldanha, inaugurou, nesta segunda-feira (25/09), o Centro de Educação Infantil (CEI) Professor José Teodoro Soares. Instalada no bairro Ancuri (Regional VI), a unidade contemplará cerca de 230 crianças de 1 a 5 anos de idade, beneficiando famílias residentes no conjunto habitacional Alameda das Palmeiras. Seguindo as diretrizes pedagógicas implantadas pela Prefeitura de Fortaleza, as atividades serão desenvolvidas em tempo integral para os alunos de 1 a 3 anos, transformando positivamente o cenário socioeducacional da Regional VI.

Implantado em área total de 2.800m², o novo CEI conta com 1.514,30m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por dez salas de aula com banheiros adaptados, sala de professores, coordenação, secretaria, cozinha, refeitório, lavanderia, lactário e fraldário. A unidade, oriunda do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), possui, ainda, área de lazer equipada com playground e solarium, além de brinquedoteca, que amplia possibilidades de aprendizagem por meio de atividades desenvolvidas em sala multiuso. Para tanto, foram investidos R$ 2.785.081,41, dos quais R$ 916.665,80 foram provenientes de recursos municipais.

Durante a cerimônia de entrega, o Prefeito ressaltou a importância de ações intersetoriais em prol da população. “A gente já entregou, aqui no Conjunto Alameda das Palmeiras, 2.500 casas populares. Estamos com a previsão de, até o início de novembro, entregar mais 2.900, totalizando cerca de 5.400 famílias morando neste bairro, que é quase uma nova cidade que surge. Então, além da casa própria, nova, bacana, bem estruturada, com água, com esgoto, com equipamentos de lazer, é fundamental trazer serviços públicos. O mais importante serviço é o da educação. E este CEI, completamente novo, moderno, com todos os equipamentos de ponta, vai funcionar como creche em tempo integral e pré-escola em dois turnos”, esclareceu.

O Gestor adiantou, ainda, que a política de atenção à educação municipal infantil no Alameda das Palmeiras será ampliada a partir do mês de outubro, data prevista para a inauguração de um segundo CEI que beneficiará outras 230 crianças do entorno. “Como este equipamento atende, prioritariamente, os moradores do Conjunto Habitacional, foram necessários dois centros de educação infantil. Nós estamos entregando este hoje e, no dia 12 do próximo mês, entregaremos o segundo para atender a demanda apresentada para acolher todas as famílias daqui, com um projeto arquitetônico único, aprovado pelo MEC, com um padrão de última linha, de maior qualidade, não somente nos espaços, mas nos equipamentos, nos brinquedos e nas cozinhas, que têm estrutura para acolher as cinco refeições das crianças com um cardápio diferenciado. Cada espaço está adequado para atender às crianças da melhor forma possível”, garantiu a secretária Municipal da Educação, Dalila Saldanha.

Cid Gomes discursou a favor das políticas voltadas à primeira infância. “Estar aqui é uma grande alegria. Eu sei que o começo da educação se faz nos primeiros anos. Isso já está comprovado. Quando uma criança tem acesso a uma creche e à pré-escola, toda a sua vida futura vai mudar para melhor. Portanto, fico feliz de ver o prefeito Roberto Cláudio oferecendo oportunidade a centenas de crianças que têm uma casa nova de também frequentarem uma creche”, pontuou.

Thaís de Assis, moradora do Ancuri, comemorou a implantação do equipamento. “É emocionante ver o prefeito Roberto Cláudio construindo um mundo de oportunidades para os nossos filhos. A educação que muitos de nós não tivemos eles estão tendo”, afirmou.

Dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, com a inauguração do CEI Professor José Teodoro Soares, a Prefeitura de Fortaleza chega a 95 unidades de educação infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio, sendo sete novas só neste ano.

Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 147 Centros de Educação Infantil, mais 86 creches conveniadas, totalizando 233 equipamentos atendendo às famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 137 escolas municipais com turmas de pré-escola.