Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Secretária participa das festividades de encerramento da Semana da Educação Inclusiva

 

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, participou, na manhã desta sexta-feira (22/09) na culminância da Semana da Educação Inclusiva nas escolas municipais Professora Irene de Souza Pereira e Raimundo Soares de Souza. As festividades envolveram apresentações culturais de dança e rodas de conversa em sua programação.

Além do encerramento da semana especial dedicada à inclusão, os alunos da escola Raimundo Soares de Souza apresentaram produções textuais em sua Mostra Literária, voltadas à educação inclusiva. Os estudantes reproduziram, em suas produções, histórias presentes no acervo de livros sobre inclusão da escola afim de que chamasse atenção dos colegas para a leitura.

Para a assistente do Núcleo de Inclusão e Diversidade, Vivian Almada, além de ser uma semana conscientizadora, a ação vem ressaltar as potencialidades dos nossos alunos. “A parceria entre gestão e professores nesse processo em benefício do atendimento com qualidade nos dá esses frutos. Percebemos as potencialidades e as aproveitamos na escola. É uma semana dedicada à amostra do trabalho feito o ano inteiro”, explicou.

É o que confirma Erineuda Ribeiro, mãe de William Ribeiro, aluno da educação especial da escola Irene de Souza. Ele possui Acondoplasia + Hidrocefalia, e está há dois anos sendo atendido na unidade escolar. “Ele tem aula pela manhã e no contraturno é atendido nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelas dedicadas professoras daqui. Meu filho tem sido muito bem acolhido nessa escola e, como mãe, posso dizer que nos sentimos abraçados. Na verdade, todos temos limitações, mas ele tem se desenvolvido bastante principalmente por causa do acolhimento e atenção dados a ele", narrou a mãe.

Para a titular da secretaria, a mostra dos trabalhos nessa semana dedicada à inclusão ressalta os resultados positivos das ações mobilizadas pelos gestores na formação do aluno como cidadão. "Podemos comprovar pelas experiências vistas hoje nessas escolas que a inclusão é realmente discutida em sala de aula, e, mais do que isso, posta em prática. Vimos isso nas apresentações, na forma com que foi conduzida, nas danças, no resultado das produções textuais e envolvimento dos professores. E é esse o nosso objetivo: construir uma aprendizagem onde haja a formação de um jovem que esteja preocupado com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, valorizando as diferenças para um mundo melhor", ressaltou.

A Semana da Educação Inclusiva é promovida pela SME por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental/Célula de Desenvolvimento Curricular - Núcleo de Inclusão e Diversidade.

Confira galeria de fotos no Facebook da SME.