Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura de Fortaleza assina termo de cooperação para atendimento de alunos com deficiência

 

A Prefeitura de Fortaleza assinou, por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Saúde, termo de cooperação técnica para implementar ações conjuntas com objetivo de assegurar a realização de consultas e encaminhamentos dos alunos com possível deficiência da Rede Municipal. A parceria foi acordada durante a abertura da Semana da Educação Inclusiva, na manhã desta segunda-feira (18/09), assinada pela secretária da Educação, Dalila Saldanha, e pela secretária-adjunta da Saúde de Fortaleza, Itamárcia Araújo.

O termo prevê o levantamento do quantitativo de alunos que necessitam de avaliação e encaminhamento para atendimentos, e a organização do fluxo de atendimento das crianças e adolescentes, com a orientação aos técnicos do Programa Saúde nas escolas, aos gestores das Unidades de Atenção Primária a Saúde e instituições conveniadas ao Sistema de Saúde Municipal quanto ao atendimento e utilização do instrumento de avaliação.

Além disso, será articulado um trabalho conjunto entre técnicos da Educação Especial dos Distritos da Educação e técnicos do Programa Saúde nas Escolas, para realização de reuniões sobre o acompanhamento dos alunos atendidos.

A titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, reforçou a importância do acordo na vida dos estudantes. “Foram muitas reuniões técnicas ao longo desses meses e chegamos a esse termo, que vai facilitar o fluxo para as famílias de ter um laudo para que a ação educacional ocorra de maneira mais efetiva, de acordo com cada deficiência que for identificada nessas crianças. O objetivo é ter um atendimento educacional cada vez mais voltado para a necessidade dos alunos”, explicou.

A secretária-adjunta da Saúde comemorou a ação na perspectiva da melhoria do atendimento das crianças com deficiência de Fortaleza. “Estamos juntos nessa, saúde e educação, para trabalhar uma série de compromissos pela população de nossa cidade. Como profissionais da saúde, a palavra inclusão sempre vai nos remeter a acesso, a ter direito à assistência e atendimento de qualidade”, ressaltou Itamárcia.

Semana da Educação Inclusiva
A programação da Semana da Educação Inclusiva contou, nesta segunda-feira, no Anexo II da Assembleia Legislativa, com apresentações culturais, palestras e mesas-redondas, envolvendo o Ministério Público Estadual, a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, o Conselho Municipal de Educação de Fortaleza, o Conselho Estadual de Educação, entre outros órgãos.

Ao longo da semana, também estão programadas ações nos distritos de educação e nas escolas, com apresentações artísticas dos alunos, rodas de conversa com os pais, e palestras, promovendo o diálogo sobre temas como o autismo, a importância do Atendimento Educacional Especializado e da escola para alunos com deficiência, entre outros.

A Semana da Educação Inclusiva é promovida pela SME por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental/Célula de Desenvolvimento Curricular - Núcleo de Inclusão e Diversidade.