Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Carteira de vacinação atualizada deverá ser apresentada para matrícula do Ensino Fundamental em 2018

 

Para ampliar a cobertura vacinal entre os alunos da rede municipal de ensino e garantir a imunização de crianças e adolescentes em Fortaleza, a carteira de vacinação atualizada vai passar a constar na lista de documentos para a matrícula do Ensino Fundamental em 2018. A novidade é uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, e foi anunciada na manhã desta sexta-feira (15/09), durante o lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação. O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, ocorreu no Posto de Saúde Maria Aparecida, no bairro Vila Velha (Regional I).

"A partir de janeiro, teremos uma equipe de saúde em cada escola para vacinar as crianças e adolescentes, caso o cartão não esteja atualizado", informou a secretária da Educação, Dalila Saldanha. Nas matrículas da Educação Infantil, a apresentação do cartão atualizado já era exigida. Com a nova parceria, os adolescentes também terão a oportunidade de vacina na própria escola. 

Campanha de vacinação
O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes até 14 anos. Até o dia 22 de setembro, período da campanha, as vacinas estão disponíveis nos 110 postos de saúde da Capital. Neste sábado (16/09), ocorre o dia "D" da campanha. As 110 unidades de saúde de Fortaleza e outros 37 postos volantes estarão abertos das 8h às 17h para atender a população.

Ao todo, a campanha oferta 14 vacinas para as crianças (BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Tetravalente, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana – DTP e Febre Amarela) e cinco para os adolescentes (HPV, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite B e Dupla Bacteriana - Difteria e Tétano).

"Não temos meta definida, mas o objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes. Colocaremos pontos de vacina em supermercados, associações e igrejas para facilitar o acesso das pessoas e não ter desculpa para não vacinar", explicou Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.

Clique aqui para saber os locais de vacinação do dia D.

A multivacinação é uma estratégia do Ministério da Saúde, adotada desde 2012, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. No Ceará, a taxa de mortalidade infantil caiu mais de 80% nos últimos 30 anos. Atualmente de cada mil nascidos vivos, o Ceará registra 11 óbitos.

"Essa redução foi graças a imunização disponível na Rede Pública. Os postos disponibilizam essas vacinas diariamente, o ano todo, mas amanhã faremos um mutirão nacional para ninguém perder a oportunidade de imunizar seus filhos e mantê-los longe das doenças", destacou a secretária de Saúde, Joana Maciel.

A campanha em 2016, que ocorreu entre 19 e 30 de setembro, imunizou em Fortaleza 36.729 crianças de zero a cinco anos incompletos, entre as quais 2.130 atualizaram a caderneta de vacinação, sendo administradas 60.023 doses das vacinas oferecidas.