Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura de Fortaleza promove programação especial para Semana da Educação Inclusiva

 
 
A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Educação, na próxima segunda-feira (18/09), a partir de 9 horas, a abertura da Semana da Educação Inclusiva - "Juntos por uma Sociedade Inclusiva". Na solenidade, que será no Anexo II da Assembleia Legislativa, ocorrerá a assinatura do pacto, em conjunto com o Ministério Público, para melhoria do atendimento a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Fortaleza. O plano de ações tem articulação da SME com as secretarias municipais da Saúde e dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. 
 
O evento também terá apresentações culturais, palestras e mesas-redondas, com a presença da secretária da Educação, Dalila Saldanha. Haverá ainda o lançamento do edital para o IV Seminário de Experiências Educacionais Inclusivas do Município de Fortaleza, que será realizado em dezembro. O documento vai dispor das orientações para submissão e seleção de trabalhos. 
 
Programação
A programação da Semana da Educação Inclusiva inclui mesa redonda, às 10 horas, sobre a “Lei Brasileira de Inclusão - Estatuto da Pessoa com Deficiência”, com a promotora de Justiça, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, Hugo Frota Magalhães Porto Neto; o coordenador Municipal da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, Emerson Maia Damasceno; o presidente do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza, Carlos Eduardo Araújo Almeida e a doutora em educação e conselheira do Conselho Estadual de Educação, Selene Penaforte. .
 
Durante a tarde, estão previstas palestras, às 14 horas, com a neurologista Liana Coelho sobre a “Importância da parceria entre os profissionais da saúde, profissionais da educação e a família na vida das pessoas com deficiência”; e, às 15 horas, com o coordenador Especial da Coordenadoria da Igualdade Racial Cristiano Pereira, sobre “Educação e Diversidade Étnico-Racial”.
 
Ao longo da semana, também estão programadas ações nos distritos de educação e nas escolas, com apresentações artísticas dos alunos, rodas de conversa com os pais, e palestras, promovendo o diálogo sobre temas como o autismo, a importância do Atendimento Educacional Especializado e da escola para alunos com deficiência, entre outros.
 
A Semana da Educação Inclusiva é promovida pela SME por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental/Célula de Desenvolvimento Curricular - Núcleo de Inclusão e Diversidade.