Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Feira de Ciência, Cultura e Arte expôs 60 projetos de alunos de escolas municipais

 

Após dois dias de exposição dos trabalhos na VII Feira de Ciência, Cultura e Arte de Fortaleza, os alunos da rede municipal encerraram, nesta quinta-feira (14/09), as apresentações, que abordaram temas como robótica, sustentabilidade, valorizando a iniciação ao trabalho científico.
Cerca de 1.200 alunos de escolas municipais visitaram a feira, em uma parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) com a Seara da Ciência, equipamento vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). A mostra oportunizou a exposição de 60 trabalhos desde quarta-feira (13/09).
"Tivemos uma grande interação na participação dos alunos com as apresentações dos trabalhos, que foram assistidos por avaliadores da Feira de Ciências", avaliou o gerente da Célula de Desenvolvimento Curricular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Wesley Rocha.
Mestre em Química pela UFC, Jessica Miranda foi uma das avaliadoras e ressaltou positivamente o desempenho das crianças na atividade escolar. “Ficamos satisfeitos ao ver o nível das abordagens que eles escolheram, com conteúdos bem à frente de suas séries”, opinou. 
Entre os trabalhos, estava o projeto “O estudo do sono: Meu amigo sono”, das estudantes Rebeca Vieira e Maria Eduarda Oliveira, do 8º ano da Escola de Tempo Integral Professor Álvaro da Costa. As alunas explicaram que o objetivo era mostrar o quanto uma boa noite de descanso faz bem para o nosso corpo e melhora o rendimento escolar.
Outro trabalho que chamou atenção foi um protótipo de uma mesa de hockey elaborado com materiais como E.V.A., isopor e ar quente de um secador, e produzido pelos alunos Kauã Marques e Estevão Alves, da Escola Municipal Torres de Melo. “A mesinha tem cerca de 60 centímetros e é de baixo custo, as crianças podem replicar em casa sem riscos, e se divertir com o brinquedo”, comentou Kauã.  
Para esta edição da Feira de Ciência, Cultura e Arte, as escolas municipais inscreveram 245 projetos e, destes, 60 foram selecionados para exposição, realizada na Seara da Ciência. Agora, 12 trabalhos serão selecionados para participar da feira regional com alunos e escolas de todo o estado do Ceará. A equipe avaliadora foi composta por profissionais da SME e da Seara.