Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura e UFC dão início à VII Feira de Ciência, Cultura e Arte e disponibilizam cronograma de apresentações

 

Com o objetivo de incentivar os estudantes em pesquisas e atividades de iniciação científica, ocorreu, na tarde desta terça-feira (12/09), a abertura da VII Feira de Ciência, Cultura e Arte de Fortaleza, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Seara da Ciência, equipamento vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). 

O lançamento contou com a participação da secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, do diretor da Seara, Marcus Vale, além de gestores, professores e alunos da rede municipal, e profissionais da universidade. 

Clique aqui para ter acesso ao cronograma de apresentações

A Seara, que recebeu o evento de lançamento, vai abrigar também a exposição dos trabalhos nesta quarta-feira (13/09) e quinta-feira (14/09), de 8h às 16h. Para esta edição, as escolas municipais inscreveram 245 projetos e, destes, 60 foram selecionados para serem apresentados na feira. Conforme o cronograma da organização, ao longo dos dois dias, serão 15 projetos apresentados por turno. 

Do total, 12 trabalhos serão selecionados para participar da feira regional com alunos e escolas de todo o estado do Ceará. A equipe avaliadora será composta por profissionais da SME e da Seara. 

O coordenador de Ensino Fundamental da SME, Osvaldo Negreiros, explica que a seleção atenderá a critérios definidos. “O conteúdo, como foi elaborado o trabalho, como foi descrito, os temas abordados, se os trabalhos têm a cara dos alunos e a criatividade aplicada são pontos importantes na avaliação”, pontuou.

Durante o encontro, a secretária Dalila Saldanha agradeceu o engajamento de todos na realização do evento, que impulsiona o conhecimento e participação dos estudantes. “Nossa gratidão aos professores da rede que desenvolveram os projetos em conjunto com os alunos, valorizando o protagonismo, e também à universidade, por essa parceria tão importante no fomento à pesquisa”, destacou.

O diretor da Seara da Ciência da UFC, Marcus Vale, acredita no potencial dos eventos científicos para envolver os jovens na pesquisa e destaca a importância da parceria com a SME nesse processo. “Nós trabalhamos no sentido de encantar os jovens pela ciência, e essa feira é uma das ações de que a Seara mais se orgulha. Acreditamos que as feiras de ciências sejam ações nas quais coletamos mais frutos”, reconheceu.

A VII Feira de Ciência, Cultura e Arte de Fortaleza é uma programação que integra a política educacional da Prefeitura de Fortaleza e tem como premissa o desenvolvimento de ações educacionais que possibilitem a apropriação de conhecimentos e valores. Realizada em parceria com a Seara da Ciência da UFC, a mostra é destinada a estudantes do 5º ao 9ª ano e da EJA.

Serviço
VII Feira de Ciência, Cultura e Arte de Fortaleza  - exposição dos trabalhos
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: 8h às 16h
Local: Seara da Ciência (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n - Campus do Pici).