Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME e Instituto Natura/Avante acompanham escolas do Comunidade de Aprendizagem

 
A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) realizou, em parceria com o Instituto Natura/Avante, visitas às escolas que compõem o Projeto Comunidade de Aprendizagem, com objetivo de acompanhar as Atuações Educativas de Êxito. 

O Comunidade de Aprendizagem é um projeto de transformação social e cultural que tem início na escola e que se expande para toda a comunidade, a partir da participação de familiares e voluntários nas decisões e atividades da escola.
 
O projeto contribui para o cumprimento da Meta 19 do Plano Nacional de Educação, em referência à efetivação da gestão democrática da educação, e também no Plano Municipal de Educação de Fortaleza, que traduz-se na intenção de tornar Fortaleza uma cidade educadora. 


Ainda como parte das ações do Projeto Comunidade de Aprendizagem em nossa cidade, no próximo dia 20 de setembro, na Unipace, às 8h, será realizado o segundo módulo do curso de formação de diretores e técnicos em Comunidade de Aprendizagem.

Atuações Educativas de Êxito:

Grupos interativos

Proposta de organização da aula em grupos heterogêneos com outros adultos além do professor.
Principais características: comunidade media as interações; professor organiza as atividades e atende as necessidades dos alunos; alunos interagem e colaboram para que todos aprendam a atividade. 

Escola Municipal Lirêda Facó  
 

Escola Municipal Zaira Gondim
 


Tertúlia Diaglógica Literária 
Atividade de leitura e discussão sobre um clássico da literatura universal.
Características: professor mediador das interações; alunos leem em casa e trocam impressões sobre o livro envolvendo assuntos atuais e pessoais; voluntário pode participar como mais uma pessoa no encontro, como mediador da tertúlia. 

Escola Municipal Cura Dar's
 

Biblioteca tutorada 
Proposta de atividades de aceleração das aprendizagens.
Principais características: a comunidade acompanha o desenvolvimento das atividades; professor: organiza previamente as atividades; os alunos interagem, trocam e colaboram para que todos aprendam. O voluntário dá apoio aos alunos nas lições de casa e na leitura, incentiva a interação entre os estudantes, gerencia o espaço e as atividades que estão ocorrendo.

Escola Municipal Cura Dar's