Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Secretária da Educação e reitor da Uece visitam obra do novo CEI no Dendê

 

 
A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, visitou, na manhã desta sexta-feira (01/09), as obras do novo Centro de Educação Infantil (CEI) que está em construção no bairro Dendê. A visita foi acompanhada pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio.

A previsão é que a unidade seja inaugurada neste mês de setembro. O equipamento faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).
 
Com este novo CEI, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 94 unidades de Educação Infantil entregues à população fortalezense, totalizando 

Investimento na Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo obrigatória a partir dos 4 anos. A Prefeitura de Fortaleza, consciente da importância desta etapa no desenvolvimento e aprendizagem, tem investido no acesso e permanência das crianças, por meio de uma política de construção de novos equipamentos. Somente em 2017, foram inaugurados 5 novos Centros de Educação Infantil (CEI), chegando a 145 CEIs. Outros 41 novos CEIs estão previstos até 2020.
 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) ressalta que, nas áreas onde não há previsão de terrenos para as referidas construções, vem firmando convênios, regulamentados pela Lei 13019/2014, com entidades sem fins lucrativos para atendimento da demanda de creche. Atualmente, Fortaleza conta com 86 creches conveniadas.
 
Com os equipamentos inaugurados e com os convênios, a Rede Municipal aumentou em 2.400 o número de matrículas na Educação Infantil. Até o fim do ano, a meta é chegar a 5.600 novos alunos.
 
Além do acesso das crianças ao atendimento na Rede Pública de Ensino, a SME vem desenvolvendo ações com foco na melhora da qualidade do serviço educacional, como: a elaboração de documentos norteadores da prática pedagógica; formação continuada em serviço para professores e coordenadores pedagógicos visando à reflexão da prática no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças; aquisição de materiais e equipamentos, livros de literatura infantil, livro didático para pré-escola, entre outras.

Com estas ações, a Prefeitura de Fortaleza reafirma o compromisso desta gestão com políticas públicas voltadas à Primeira Infância.