Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Potência e linguagens das crianças são debatidos no seminário de abertura da Semana da Educação Infantil

 

“A potência e as linguagens das crianças da Educação Infantil" foi o tema abordado no seminário de abertura da Semana da Educação Infantil, na tarde de segunda-feira (21/08), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace).

As palestrantes Márcia Vanessa Silva (UFC), Cristina Soares Façanha (UFC) e Paula Freire (SME) abordaram o tema na perspectiva dos bebês, das crianças bem pequenas e das crianças pequenas, respectivamente. Para Paula Freire, que é formadora da rede municipal de ensino, esse seminário é uma oportunidade de discutir e avaliar a prática pedagógica a partir da proposta curricular de acordo com a recepção das crianças. “Aqui é o momento de diálogo e troca daquilo que a gente vai percebendo na integralidade no desenvolvimento das crianças”, destacou.

O evento contou com ainda com a apresentação teatral "A Caixa Encantada" com as profissionais do Centro de Educação Infantil (CEI) José Sírio, e a presença dos alunos da ETI Ambiental Dra. Francisca de Assis Canito da Frota.

Para a coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Professora Bernadete Oriá de Oliveira, Kátia Galvão, reunir profissionais que diariamente acompanham o desenvolvimento humano e educacional das crianças só contribui para o aumento da qualidade da educação do município. “Essa meninada chega nas mãos da gente, às vezes nem anda, nem fala, nem pega a colher para comer... e ver essa autonomia sendo construída no cotidiano da instituição não tem preço. Por isso, possibilitar esse entrosamento de professores que diariamente desenvolvem esse trabalho é muito importante”, explica.

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, participou da abertura da Semana da Educação Infantil e aproveitou para destacar a atuação unificada dos profissionais - dadas as especificidasdes de cada realidade - baseada numa proposta curricular construída democraticamente a partir da prática pedagógica. "O que se vê é que há uma proposta pedagógica viva e antenada ao que a criança precisa e, o que é mais importante, que existe uma rede de educação infantil bastante integrada", avaliou a gestora.

Na quarta-feira (23/08), a programação se estende com os relatos de experiências dos coordenadores pedagógicos e a realização de vivências nas salas temáticas. Além disso, durante toda a semana, escolas, Centros de Educação Infantil e creches conveniadas da Rede Municipal de Ensino irão realizar atividades em alusão à Semana da Educação Infantil.