Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Representantes do MEC conhecem sala de inovação educacional com laboratório Google for Education

 
 
Representantes do Ministério da Educação (MEC) visitaram, na manhã desta quarta-feira (09/08), a Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, onde conheceram a sala de inovação educacional com laboratório experimental do Google for Education. O equipamento, inaugurado em maio deste ano, é inédito em escolas públicas de todo o País.
 
A coordenadora geral de tecnologias do MEC, Marlucia Amaral, e a diretora de apoio às redes do MEC, Renilda Peres de Lima, acompanharam os trabalhos realizados na unidade, junto com o gerente da célula de Inovação Educacional da SME, Marcos Dionísio; a coordenadora da ETI Nossa Senhora de Fátima, Ana Silvia; e o assessor o coordenador do Distrito de Educação 1, Océlio Fernandes. Também acompanharam a visita os professores formadores Terezinha Souza, Sueldo Rodrigues e Lissiane Ribeiro.
 
A diretora de apoio às redes do MEC explica a importância do contato com as escolas e a troca de ideias com iniciativas exitosas. "Hoje a nossa lógica é de implementação da política de inovação. A gente está buscando conhecer arranjos, políticas já em curso de estados e município para aprender algumas lições e verificar como é que a gente pode incorporar isso, as aprendizagens, as estratégias e corrigir os erros nessa política nacional", indicou. 
 
"Essa iniciativa é importante, porque a ideia  é que a gente monte arranjos de acordo com cada realidade, considerando aquilo que já existe em curso de política de inovação em cada rede. Essa experiência e conversa vão nos ajudar muito na organização do fluxo de operacionalização da política", explicou Remilda.

Para a coordenadora geral de tecnologias do MEC, a sala de inovação educacional com laboratório Google for Education é um exemplo positivo das experiências em curso. "Achei fantástico, visto que são alunos de quatro comunidades atendidos, com uma escola desse porte e tamanho, coberta por internet, com dois laboratórios. É um potencial muito grande, acho que é uma grande possibilidade de ajudar essas comunidades e o que eu vi foram alunos interagindo, alunos trabalhando, alunos voltados, de pesquisa. Vocês estão no caminho correto", opinou Marlucia Amaral.
 
Laboratório Google 
A sala de inovação educacional da ETI Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada em 18 de maio pelo prefeito Roberto Cláudio, junto com a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

O espaço conta com 30 chromebooks, lousa de cerâmica multi touch e uma impressora 3D, além de local adequado para o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos, tendo como objetivo fomentar melhorias no aprendizado através do uso de tecnologias. A ação é fruto de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, Google for Education, Multilaser e Universidade Federal do Ceará (UFC).