Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio e secretária Dalila assinam termo de cooperação para a formação de 9 mil educadores de Fortaleza

 

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, firmaram, na tarde desta terça-feira (08/08), parceria com a Fundação Telefônica Vivo para a formação de 9 mil educadores de Fortaleza, por meio do Projeto Escolas Conectadas. A assinatura do termo, realizada durante a abertura do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, no Centro de Eventos do Ceará, estreitará as relações entre os profissionais da rede pública de ensino de Fortaleza e as plataformas digitais, ampliando possibilidades de aprendizagem.

A partir da parceria estabelecida, os treinamentos envolverão o uso de mídias digitais em consonância com diversas áreas do saber, auxiliando o aprimoramento da eficácia do ensino. Nessa perspectiva, serão disponibilizados 26 cursos em ambientes virtual, contemplando, ao longo de dois anos, professores de diferentes áreas do conhecimento.

“Há diferentes outras dimensões para tornar o trabalho do professor mais inclusivo, acessível, abrangente, além de incluir novas ferramentas nas áreas ministradas. Fortaleza vem em uma onda de crescimento muito favorável em qualidade de resultados. Desde 2013, a gente vem em uma curva muito crescente, é preciso que a gente se reinvente, inove, traga experiências boas de fora para continuar nesse mesmo passo da crescente qualidade da educação municipal”, esclareceu o Prefeito.

Os profissionais terão acesso, a partir da semana que vem, a um menu de opções relacionadas aos cursos, cada um deles com um total de 500 horas/aula, e ao número de vagas disponíveis, que serão preenchidas a partir da necessidade e do interesse do inscrito.

A secretária Dalila Saldanha destacou a política de formação e de valorização de professores que vem sendo implementada pela Prefeitura de Fortaleza e a eficácia do uso das tecnologias nas Escolas. “A parceria contempla também a disponibilização de plataformas customizadas para a rede de Fortaleza. Com isso, poderemos trabalhar, da melhor forma, as nossas áreas do currículo, Português, Matemática, História e Geografia com foco no uso das tecnologias. Este é o grande objetivo do Instituto Telefônica Vivo e da Prefeitura de Fortaleza, auxiliar os professores no processo de ensino e os alunos no processo de aprendizagem”, pontuou.

Por meio da experiência tecnológica implantada, ferramentas e aplicativos digitais fomentarão, para além de recursos didáticos interativos, o interesse e a participação dos alunos em processos determinantes diante da construção da trajetória escolar e cidadã, a qual demanda bases concretas.

“O melhor caminho para produzir oportunidades e um futuro de menos desigualdades é investir de forma sólida, consistente e persistente em educação. Principalmente, na fase em que a Prefeitura é responsável, que é a educação infantil, o processo de alfabetização e os primeiros anos do ensino fundamental”, considerou Roberto Cláudio.

O presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar, ressaltou a importância de se investir na capacitação de professores. “Para nós, é uma alegria estar aqui no Ceará, que é um Estado que vem se legitimando na consistência de políticas públicas de qualidade. É preciso agradecer ao prefeito Roberto Cláudio por permitir que a Fundação auxilie o processo de levar a formação tecnológica até os professores. A despeito deste mundo de tecnologias, a ferramenta mais necessária e importante nos processos de aprendizagem continua a ser o professor”, finalizou.