Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Vice-prefeito Moroni Torgan lança Jogos Escolares de Fortaleza para estudantes da capital

 
O vice-prefeito de Fortaleza Moroni Torgan participou da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Fortaleza na tarde desta quinta-feira (03/08) no Ginásio Paulo Sarasate. O evento contou com a presença do secretário da Educação em exercício, Jefferson Maia, e de alunos representantes das escolas municipais, estaduais, federais e particulares que vão participar do certame. 
 
Também participaram da solenidade o secretário do Esporte, Carlos Dutra, e o secretário-executivo do Urbanismo e Meio Ambiente, Adolfo Viana.
 
Para o vice-prefeito de Fortaleza, a expectativa é que os atletas participantes sejam multiplicadores das práticas esportivas. “O esporte é fundamental para a juventude, traz muitos benefícios físicos, além de nos dar mais disciplina. E eu os parabenizo por essa disciplina que vocês já demonstram aqui. Preservem o esporte, ele combate o maior câncer da sociedade: as drogas”, afirmou Moroni.
 
O secretário da Educação em exercício, Jefferson Maia, destacou a amplitude dos Jogos Escolares de Fortaleza e a integração dos jovens na ocupação dos espaços da cidade. “Os Jogos serão o maior evento educacional-esportivo que a cidade já teve. São mais de 5 mil alunos competindo e, mais importante que isso, promovendo uma integração que só esses momentos proporcionam”, destaca.
 
No início da solenidade, as alunas da rede municipal Raquel Rebouças e Nicole Oliveira, da Escola Municipal Dom Aloísio Lorscheider, ginastas já premiadas em torneios locais e nacionais, fizeram uma apresentação especial. Raquel também fez o juramento, em conjunto com todos os atletas presentes, que falava especialmente da importância do respeito entre os competidores. A cerimônia contou ainda com o acendimento da pira, marcando o início das competições.
 
No ginásio Paulo Sarasate, centenas de alunos das redes pública e privada representaram suas escolas. O aluno Kelvison Silva, que integra a equipe de futsal da Escola Municipal Estanislau Façanha, disse estar animado para os jogos e ressaltou o empenho e engajamento de seu professor de educação física, Fred Maia, nos treinos. “O nosso preparo está sendo muito intenso, com treinos quase todos os dias. O nosso professor está nos dando muita força. Estou firme e espero que ganhemos”, disse, empolgado.
 
Jogos Escolares de Fortaleza
Os Jogos Escolares de Fortaleza correspondem a uma das fases dos Jogos Escolares da Juventude, olimpíada nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com os estados e municípios.  Ao todo, 5.030 alunos de 257 instituições de ensino públicas e privadas da capital participarão do campeonato, sendo 61 escolas municipais. 
 
Os estudantes concorrerão em duas categorias, de 12 a 14 e 15 a 17 anos, nas modalidades de atletismo, badminton, ginástica rítmica, judô, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia, basquete 3x3, luta olímpica, natação e ciclismo.
 
Agosto+
O certame também faz parte da programação especial do Agosto+, lançado na última terça-feira (01/08) e organizado pela Prefeitura de Fortaleza, em comemoração ao Dia do Estudante,  celebrado no próximo dia 11. O objetivo é que, durante todo o mês, as escolas municipais, além das aulas regulares, também promovam atividades extracurriculares com foco em seis eixos principais: lazer, cultura, esporte, ciência, tecnologia e protagonismo.
 
O conjunto de ações do Agosto+ inclui visitas a espaços como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Casa José de Alencar, Escola de Mobilidade Urbana Vicente Veloso Neto, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal; passeio ao zoológico Sargento Prata e ao Parque do Cocó; sessões de cinema no Cine São Luiz e ao festival Cine Ceará; jogos nas Areninhas; atividades físicas nas academias ao ar livre e atividades para crianças nas praças, entre outras atividades.