Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Secretária participa de encontro promovido pelo Instituto Ayrton Senna em São Paulo

 

 
A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, participa em São Paulo, nesta quinta-feira (03/08), do encontro "Alfabetização: Dilemas do passado e caminhos para o futuro". O evento, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, é voltado para gestores públicos e líderes educacionais parceiros do instituto. 
 
O objetivo do encontro é ampliar o conceito de alfabetização no cenário do século 21. Também participa do encontro o coordenador do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), Oswaldo Negreiros.
 
"Um dos objetivo do seminário é discutir os caminhos para a alfabetização na idade certa. Tivemos a oportunidade de conhecer os resultados de pesquisas relacionando conhecimento e competências socioemocionais e suas contribuições no desenvolvimento da aprendizagem.  Discutimos ainda a Gestão da Política de Alfabetização", detalhou a secretária. 
 
De acordo com Dalila Saldanha, uma das experiência exitosas apresentadas foi o regime de colaboração do Ceará com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). "E nesse contexto, o município de Fortaleza, desde a primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio, iniciada em 2013, ao implementar de forma séria e comprometida as estratégias do Paic, com foco na aprendizagem das crianças, na valorização dos nossos professores, gestão escolar por mérito e adoção de mecanismos de gestão democrática, os resultados na aprendizagem das nossas crianças estão evoluindo, ressalta.

"Em 2012, Fortaleza estava em último lugar no ranking da alfabetização. Em 2016, ocupamos a posição 112. Evoluímos 72 posições em 4 anos, o que mostra que estamos no caminho certo. Vamos continuar aprimorando nossos processos de gestão da política de alfabetização de forma a garantir a aprendizagem de 100% das nossas crianças na idade certa", valorizou.
 
Resultados da parceria
A SME está desenvolvendo, em parceira com o Instituto Ayrton Senna, o programa Gestão da Alfabetização, para a Gestão na Alfabetização com foco na 3ª série. No próximo dia 30 de agosto, está agendado o primeiro Comitê Gestor da Política de Alfabetização, com o instituo Ayrton Senna.