Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

EM Rachel de Queiroz promove I Seminário de Boas Práticas Pedagógicas

 

A Escola Municipal Rachel de Queiroz, no Distrito de Educação I, realizou na última segunda-feira (31/07) o I Seminário de Boas Práticas Pedagógicas, cujo objetivo principal foi propor uma reflexão sobre o verdadeiro sentido de ser professor e sua prática pedagógica. 

O seminário contou com palestra de abertura com a psicóloga Raquel Rodrigues com o tema “A motivação no ambiente educacional: desafios e valores”. Já no turno da tarde, houve o debate sobre “Prática Pedagógica: O que é? O que envolve?” dirigido pelo grupo gestor da escola, com a diretora Valéria Pereira Carneiro, e as coordenadoras pedagógicas Francisca Aurinete Ferreira Montenegro e Alessandra de Castro Aragão.

Ainda durante a programação, houve espaço para apresentação de trabalhos já selecionados para compor a roda de conversa "Relato de experiências exitosas em sala de aula”. O primeiro trabalho foi apresentado pelas professoras regentes do 2° ano, Maria Patrícia Silva Avelino, Ana Paula Sousa Bonfim e Fabíola Loureiro de Alencar, com o tema "O trabalho sistematizado com os descritores da matriz de referência da língua portuguesa dos alunos do 2° ano" que teve como objetivo principal sistematizar o trabalho com os descritores que avaliam as habilidades e competências dos alunos na avaliação Spaece-Alfa.

O seminário encerrou-se com a apresentação do trabalho das professoras regentes do 1° ano Kathia Menezes Medeiros Pereira e Walesca Marinho Dedes, com o tema "A alfabetização e letramento dos alunos do 1° ano através de atividades desenvolvidas com o livro 'Cabe na Mala'", cujo objetivo principal era alfabetizar através de atividades lúdicas e prazerosas que despertem o interesse do aluno pela leitura e escrita.

O momento foi marcado por aprendizados através da troca de experiências que oportunizaram uma reflexão motivacional a partir da autoavaliação, quebra de paradigmas e comprometimento ético visando a excelência da prática pedagógica, o sucesso escolar e uma educação de qualidade.